Diego Rocha

Diego Rocha

Cultura Nerd

Perfil: Publicitário de formação, mestre em Design, entusiasta da Estética. Professor universitário, fashion-geek, zen-gamer e aficcionado por séries de tv, quadrinhos e cinema de ficção.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Nerds, Carnaval e Fantasias

Diego Rocha, | ter, 10/02/2015 - 14:48
Compartilhar:

A definição de uma fantasia é algo que não existe de modo concreto, mas que através do esforço criativo pode ter uma representação ou uma manifestação na sua realidade. A mesma palavra que se aplica às ilusões criadas por mentes perturbadas também se aplica às roupas que usamos para parecermos outra pessoa... ou outra coisa.

O período do carnaval é marcado em suas festividades pelo costume de se fantasiar, pois a essência do carnaval é a liberdade de fingir, de brincar. Mas quando isso se alia à mente de um nerd, o que isso significa? Se vestir de super-herói!!! (Pelo menos pra mim...). Afinal de contas, o ato de ler histórias em quadrinhos, jogar videogames ou mesmo assistir filmes nos coloca na posição desses heróis. Nada mais natural do que aproveitar uma oportunidade de SER esse herói, ao menos na aparência...

Vejamos um pouco do que podemos entender dessa prática lúdica e um pouco das formas como ocorre.

Cosplay

"Costume play" ou "brincar de se fantasiar" é o formato padrão, o mais simples. O que vem a ser? A criação de uma indumentária que se assemelhe à do personagem pretendido... seja com a utilização fidedigna do personagem ou com o mais aproximado possível. As aparições na mídia dos personagens costumam incentivar a procura (e consequentemente a oferta) de materiais como esses fantasias.

Manifestações de carnaval de rua e de clubes costumam contar com muitos desses foliões personificando seus heróis.

Genderbender

Como a temática da festa é a liberdade e a espontaneidade, torna-se muito comum perceber o que se chama de "genderbender" ou "subversão de gênero". O que vem a ser isso? Ao invés de simplesmente criar uma fantasia do personagem escolhido, o folião se caracteriza com o gênero inverso ao do seu personagem. Na foto acima temos "uma" Wolverine, "um" Tempestade, "uma" Ciclope e "uma" Gambit...

O processo de mudança de gênero força a adaptação de certas características do personagem, libertando a imaginação para encontrar a forma como ele fariam a releitura do estilo desses heróis. No caso deste grupo, especificamente, para manter os traços da Rainha Branca, como um "Rei Branco" usaria a sua capa (já que não usaria um corselet)? A solução neste look foi uma faixa superior com a logo da equipe para chamar a atenção à região peitoral. Este "Feiticeiro Escarlate" substituiu o maiô vermelho por um short, enquanto essa "Jamine Howlet" manteve a regata branca, mas trocou a calça jeans por um short. Cada uma dessas escolhas denota uma leitura do personagem, uma adaptação e um contexto próprio, fruto da mente "fantasiosa" desses fãs.

Irreverência

 
E mantendo a temática irreverente da festa, é muito comum que os foliões inventem personagens e lhes dêem vida através da alegoria. Uma alegoria é a criação concreta daquilo que representa um conceito abstrato, uma situação, um sentimento, etc. Muitas vezes essas alegorias dão um quinhão social ou político à festa, sem abrir mão da leveza e do humor.
Cospobre / Toscosplay
 
Uma categoria satírica é chamada de "Cospobre" (um cosplay pobre) ou Toscosplay (um cosplay tosco, mal realizado), e que se refere aos cosplays cuja qualidade final é baixa em acabamento e materiais. Longe de ser sinal de inabilidade ou de escassez de recursos, configura-se como uma forma de brincar com os cosplayers (pessoas que praticam o cosplay) assim o fazendo propositalmente. O objetivo é brincar consigo mesmo!
E caso você esteja se perguntando, aquela imagem lá em cima é da série The Big Bang Theory, estrelada por quatro amigos nerds que vez por outra aproveitam festas temáticas para se fantasiar, geralmente aproveitando para isso o halloween americano, já que eles não tem o nosso carnaval!
 
Tags:

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando