Antônio Campos

Antônio Campos

Território da Palavra

Perfil: Escritor, advogado, imortal da Academia Pernambucana de Letras e curador da Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto).

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

A história de Napoleão em cinzas

Antônio Campos, | qui, 22/12/2011 - 09:09
Compartilhar:

Um triste episódio marcou o último sábado (17). Em meio a confrontos entre manifestantes, uma grande parte da história do Egito acabou sendo perdida. O Institut d’Egypte, de 1798, criado por Napoleão Bonaparte, ficou parcialmente destruído por um incêndio após ser atingido por um dos ataques durante a crise no país. Estima-se que mais de 192 mil documentos tenham sido perdidos, entre raros jornais, livros, mapas e manuscritos.

Perde-se, assim, e lamentavelmente, uma importante parte do acervo originado por Napoleão. Há, ainda, o risco de o edifício, que acolhe o Instituto, desabar. É a guerra humana, mais uma vez, trazendo devastação e muita tristeza.

Tags:

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando