Alexandre Lopes: 'A sociedade precisa que o Inep não pare'

'Tivemos milhões de pessoas interessadas em fazer o Enem, que foram, se prepararam', argumentou Lopes

por Lara Tôrres dom, 24/01/2021 - 21:22
Marcello Casal Júnior/Agência Brasil . Marcello Casal Júnior/Agência Brasil

Durante entrevista coletiva concedida na noite deste domingo (24), o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, alegou que foi importante o Brasil manter o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), quando muitos países desistiram de fazer seus exames. O planeta sofre com os efeitos da pandemia da Covid-19.

Questionado se valeu a pena manter a prova na data prevista, mesmo diante de um índice histórico de abstenções (55,3%), o presidente do órgão organizador do Enem afirmou que essa pergunta deveria ser feita “aos 2 milhões, 470 mil participantes que fizeram a prova neste domingo e aos 160 mil amazonenses que farão a reaplicação”. 

"Tivemos milhões de pessoas interessadas em fazer o Enem, que foram, se prepararam, foram até o local da prova, fizeram. E porque fizeram a prova do Enem vão concorrer às vagas do Sisu [Sistema de Seleção Unificada] do primeiro semestre de 2021. Essas pessoas que fizeram a prova vão ter o benefício de poder concorrer às vagas e as pessoas mais vulneráveis ao sistema de cotas das universidades públicas", disse Lopes.

Ele afirmou ainda que “a sociedade precisa que o Inep não pare". "A sociedade precisa que o Inep continue trabalhando, entregando suas operações, suas estatísticas, seus trabalhos”, acrescentou.

LeiaJá também

--> Enem: estudantes reclamam de aglomeração em ponto de prova

--> Segundo dia do Enem tem abstenção ainda maior: 55,3%

COMENTÁRIOS dos leitores