Exame anual de saúde será obrigatório para motoristas

Essa é a intenção do projeto do deputado Francisco Floriano (PR-RJ)

por Nathan Santos seg, 30/07/2012 - 14:05
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens Avaliação anual de saúde será para motoristas de ônibus e de cooperativas de vans e táxis Paulo Uchôa/LeiaJáImagens

O Projeto de Lei 3817/12, do deputado Francisco Floriano (PR-RJ), que visa a obrigatoriedade da avaliação anual de saúde para motoristas de ônibus e de cooperativas de vans e táxis, está tramitando na Câmara. De acordo com a Agência Câmara de Notícias, os exames serão os mesmos da avaliação adimensional de um novo funcionário, o que inclui entrevista com médico, medição dos batimentos cardíacos e da pressão arterial e ainda a realização de exames complementares de sangue ou do coração, por exemplo.   

O texto do projeto diz que a avaliação será condição para a participação das empresas em licitações de novas linhas, concessões ou permissões para prestações de serviços. Para o autor do projeto, as ruins condições de saúde dos motoristas são grandes causadores dos acidentes no trânsito. “Muitos dos acidentes que ocorrem nas estradas brasileiras têm como causa principal as más condições de saúde dos motoristas. Eles cumprem jornadas longas, em condições de higiene quase sempre precárias, com alimentação inadequada. São mal remunerados e não realizam exames periódicos”, diz o deputado, segundo a agência.

O projeto está em caráter conclusivo e ainda receberá análise das comissões de Seguridade Social e Família; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Com informações da Agência Câmara de Notícias

COMENTÁRIOS dos leitores