Veja como se prevenir de golpes no ambiente digital

É precisa desconfiar de informações que não venham dos canais oficiais

por Alfredo Carvalho qui, 14/05/2020 - 15:23
Pexels Pexels

Com as facilidades do ambiente digital, principalmente no período de pandemia, muitas pessoas estão se adaptando seja para cumprir tarefas home office, movimentando contas bancárias via aplicativo ou fazendo compras pela web. Mas, a tecnologia acaba sendo também utilizada por aqueles com segundas intenções, que encontram maneiras de aplicar golpes.

Por isso, as pessoas precisam estar mais atentas ao fornecer dados para diferentes aplicativos, como orienta o co-fundador e diretor de tecnologia da empresa REAMP, Emmanuel Santana. "Os usuários precisam ler o documento que aparece ao instalar um software. É comum aceitarem os termos de uso sem ler o que está sendo proposto. O termo fala sobre o uso de dados e confiabilidade dessas ferramentas e resumem tudo na questão de possíveis golpes ou fraudes", orienta. "Devemos tomar cuidado ao digitar nossos dados em um site e sempre se perguntar 'que plataforma é essa?'. A dica que dou é centralizar as informações em uma única plataforma, pois assim dá para você ter ciência do único local em que estão os seus dados", complementa.

Segundo o especialitas, quando se tem dados em vários locais, as chances de vazamento são maiores. "O que está se popularizando são as ferramentas que gerenciam as informações pessoais, concentrando todas em um aplicativo", explica.

Existem vários tipos de golpes usando a tecnologia. Os mais comuns são aqueles que jogam uma isca, ou seja, que chegam com promessas via WhatsApp ou SMS. "O usuário recebe um link pedindo para fornecer dados ou acessar sites falsos para realizar transações, sejam bancárias ou de compras, até mesmo preenchimento de cadastro para receber brindes ou prêmios que não existem, explica o especialista em tecnologia e segurança digital Arthur Igreja.

Para não cair no golpe, Igreja orienta sempre verificar a origem da mensagem, ligar para agência bancária antes de realizar qualquer ação e buscar pelos canais oficiais para realizar transações ou atualizações de cadastros. "Desconfie sempre de qualquer oferta com valores atrativos, doação de kits, entre outros", diz ele, destacando que os bancos e instituições governamentais trabalham intensamente para tornar os ambientes digitais mais seguros e que o desenvolvimento de inteligência artificial tem sido um dos principais setores de investimento. "É importante que as pessoas tenham conhecimento das campanhas que as ajudam a ter comportamentos mais seguros e a perceber quando alguém está tentando persuadi-las com técnicas para obter informações confidenciais ou sigilosas", complementa.

COMENTÁRIOS dos leitores