Austrália quer que Google e Facebook paguem por notícias

Governo do país alega que as redes estão lucrando em cima de conteúdo produzido por terceiros

por Alfredo Carvalho seg, 20/04/2020 - 15:33

O governo da Austrália pode obrigar as empresas Google e Facebook a pagar as empresas locais de mídia pelas notícias que circulam nas redes sociais. A informação foi divulgada pela agencia de notícia “Reuters”.

O secretário do Tesouro do país, Josh Frydenberg, solicitou que a Comissão Australiana de Competição e do Consumidor (ACCC), que é uma agência regulatória, crie um código de conduta para regulamentar a relação entre as empresas de mídia.

Segundo o governo, as empresas digitais lucram com materiais de terceiros exibidos em suas plataformas e boa parte do lucro gerado por anunciantes não são direcionados para quem produziu esses materiais e sim para Google e Facebook. A ideia é que haja uma divisão de lucros entre as gigantes tecnológicas e as empresas nacionais produtoras do conteúdo. Caso Google e Facebook não cumpram a lei, podem ser multadas por infringir direitos autorais.

Até o momento as empresas Google e Facebook concordaram em colaborar com os planos desenvolvidos pelo governo australiano, porém o Facebook se mostrou insatisfeito com a medida, alegando que a companhia sempre apoiou as publicadoras locais.

COMENTÁRIOS dos leitores