MPF diz que Facebook dificulta investigação de tráfico

Foi aberto um inquérito civil para investigar o descumprimento de ordens judiciais

por Nathália Guimarães sab, 15/12/2018 - 09:06
Wikimedia Commons Wikimedia Commons

O Ministério Público Federal (MPF) investiga o Facebook por suspeita de ter enviado informações falsas ao órgão durante uma apuração sobre suspeito de tráfico internacional de drogas, segundo informações publicadas pelo UOL. Foi aberto um inquérito civil para investigar o descumprimento de ordens judiciais.

Segundo o UOL, a procuradoria cita uma ordem judicial para quebrar o sigilo de dados de uma conversa mantida pelo aplicativo Messenger, que o Facebook se recusou a cumprir. A comunicação, informa o MPF, era feita por um suspeito de tráfico internacional de drogas.

Em resposta, a rede social informou que o perfil indicado não havia recebido nem mandado mensagens desde que foi criado. A procuradoria, no entanto, havia apreendido, em meio às investigações, um celular que provava o contrário. Quando confrontado pelo MPF, o Facebook voltou atrás, e pediu para desconsiderar sua resposta inicial.

Segundo a procuradoria, a relutância do Facebook tem dificultado a investigação. O MPF afirma que o Facebook dificulta o envio de informações circulados em aplicativos, como o Messenger. O Facebook também é dono do WhatsApp e do Instagram.

O MPF solicitou que o Facebook explique, dentro de 30 dias, como procede para atender requisições judiciais. A procuradoria quer saber como a rede social assegura que as informações prestadas são verídicas e se instaurou uma apuração interna para averiguar como nasceu o erro que a fez enviar dados falsos. Em nota repercutida pelo UOL, o Facebook afirmou que respeita as autoridades brasileiras.

LeiaJá também

--> Falha no Facebook expõe fotos de 6,8 milhões de usuários

COMENTÁRIOS dos leitores