Mulheres representam quase metade dos gamers no Brasil

Pesquisa Game Brasil 2015 aponta o perfil do público gamer brasileiro

por Nathália Guimarães qui, 12/02/2015 - 13:57
Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo Smartphones são a plataforma preferida para 82% dos brasileiros Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo

Foi-se o tempo em que videogame era coisa só de menino. Segundo a pesquisa Game Brasil 2015, as mulheres estão marcando presença no mercado dos jogos eletrônicos e hoje já representam 47,1% dos jogadores no País - número 6% maior em relação a 2013.

“É provável que em uma próxima leitura as mulheres tenham ultrapassado os homens", prevê o presidente-executivo da consultoria Sioux, Guilherme Camargo. A empresa é uma das responsáveis pela pesquisa, ao lado da Blend New Reserach da ESPM.

Além disso, o relatório mostra que os gamers brasileiros continuam com um perfil multiplataforma, já que 78,6% deles jogam em mais de um dispositivo. O mais popular deles é o smartphone, utilizado por 82,8% dos jogadores. As plataformas PC e consoles aparecem logo em seguida, com 71,3% e 56,2% de representatividade, respectivamente.

Os tablets também ganharam espaço e aparecem com 37,4%, número 6,4% maior do que em 2013. Outro destaque é a expansão das Smart TVs, que já aparecem como uma plataforma para jogos para 6,1% dos jogadores..

"Apesar de toda a popularidade da categoria games em ambos sexos e idades, apenas 9,3% se consideram gamers de verdade, uma vez que a grande maioria joga como uma forma de entretenimento casual", reforça Guilherme Camargo.

A pesquisa Game Brasil 2015 abrangeu 25 Estados e o Distrito Federal, com 909 entrevistas realizadas no mês de janeiro.

COMENTÁRIOS dos leitores