Pesquisa traça perfil do internauta idoso no Brasil

Notícias e pesquisas sobre viagens são os principais interesses de idosos na web

por Carlos S Silvio ter, 19/06/2012 - 00:33
Shutterstock Homens são mais ativos no uso da tecnologia do que as mulheres Shutterstock

Uma pesquisa realizada pelo Instituto QualiBest apontou o perfil de internautas idosos no Brasil. Segundo os dados, a maioria viaja que ao exterior possui residência própria e rendimento superiores ao restante dos usuários de internet do país. 

Participaram da pesquisa cerca de 17.730 internautas. Segundo a pesquisa, enquanto a renda média do internauta em geral é de R$ 1.928, a dos internautas da terceira idade é de R$ 2.998. Com relação ao nível social, idosos que acessam a internet tem mais presença na classe A (23%).

Em relação à posse de casa própria, a relação de internautas para os demais pesquisados é de 78%. Possuindo produtos de valor e bens tecnológicos, como filmadoras, computador, TV LCD, além de declarar ter interesse em adquirir novos equipamentos, como smartphones.

A qualidade de vida desse público também chamou a atenção dos pesquisadores. Cerca de 35% dos que responderam a entrevista viajaram três ou mais vezes ao exterior nos últimos dois anos. Na mesma pesquisa, que entrevistou uma parcela equivalente de pessoas com idade abaixo dos 65 anos, a porcentagem ficou em 22%. Já 37% dos entrevistados da terceira idade ainda tem alguma atividade remunerada e, dentre estes, 42% trabalham apenas meio período.

Maior prudência financeira e facilidade de conseguir crédito no mercado podem ser a razão dos fatores positivos apresentados na pesquisa. Apesar de ter renda maior, internautas da terceira idade geralmente possuem menos cartões de créditos ou débito, nem mesmo pretendem adquirí-los, mostrando-se bons controladores de investimentos, empréstimos e honram compromissos financeiros como seguro médico e residência. 

A pesquisa também concluiu que homens são mais ativos que as mulheres no uso da Internet, e representam 52% dos idosos que responderam à pesquisa.

 

HÁBITOS

Usuários acima de 60 anos já representam 7% dos internautas do Brasil, e costumam passar mais tempo em serviços como notícias, transações bancárias, e-commerce e pesquisa sobre viagens. Idosos geralmente costumam passar em média quatro horas e 11 minutos acessando a internet aos fins de semana. Ainda segundo pesquisa da QualiBest, esse número é 40 minutos a menos do que jovens.

Segundo dados da comScore Brasil, o público idoso acessando a internet passou de 5% em 2009 para 7%. Porém, essa inclusão digital está ainda restrita à classe A e B. O nível de escolaridade tem sido o principal fator para a penetração das redes digitais nas casas dos consumidores idosos, segundo a última edição do estudo "O Painel Brasil Data Sênior", feito pelo Somatório Pesquisa, em 2011. 

Mesmo com 34% das pessoas da terceira idade terem computador com acesso à internet em casa, apenas 16% faz uso da informática. "O índice de inclusão é maior em domicílios em que os idosos moram com os netos ou filhos que usam o computador, assim eles começam a perceber as possibilidades da rede. Já nos ambientes em que vivem apenas um casal nessa faixa etária, o acesso à internet é baixo e eles suprem de outra forma a necessidade de informação e comunicação", conta Luciana Guerra, Diretora de Marketing do Somatório Pesquisa da Brasil Data Sênior, em entrevista ao Mundo do Marketing.

COMENTÁRIOS dos leitores