Claro opera em telefonia fixa GSM

Operadora busca alcançar todo o Brasil e baixar custos em ligações e aparelhos

por Naiane Nascimento qua, 28/03/2012 - 18:55

A empresa de telefonia Claro começou a operar sua telefonia fixa em rede GSM (que, aos poucos, irá substituir a CDMA), com planos semelhantes ao Livre deixando a critério do cliente a escolha entre os três planos de ligações ilimitadas para DDD e fixo - ou o estilo de plano controle onde se paga um valor mensal e cada serviço é descontado da franquia.

Para essas linhas, a operadora não irá comercializar aparelhos ATA e sim, celulares normais. O usuário poderá utilizar, ainda, o chip, que custará apenas R$ 5 em um aparelho que já possua.

Essa mudança extinguirá a rede CDMA que sai mais caro para o consumidor, pois a empresa Qualcomm detém diversas patentes desta tecnologia, o que obriga as operadoras a pagarem royalties por cada ligação realizada.

O novo serviço ainda não está disponível para os Estados do Tocantins, Goiás, Amapá e Rondônia, mas a operadora está em processo de alcançar também estas localidades aqui no Brasil. São esperadas as vendas de um plano com pacote de dados por conexão 3G, substituindo o antigo plano Livre, com 144 Kbps.

COMENTÁRIOS dos leitores