Após ataques de tubarão, Raquel se reúne com prefeitos

O encontro tem por finalidade discutir medidas que evitem novos ataques de tubarão no litoral pernambucano

ter, 07/03/2023 - 16:43
Júlio Gomes/LeiaJáImagens A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra reunida com prefeitos da Região Metropolitana do Recife Júlio Gomes/LeiaJáImagens

Na tarde desta terça-feira (7), a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, se reuniu com os prefeitos e prefeitas dos 14 municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR). O encontro foi marcado pelo debate acerca dos recentes ataques de tubarão no estado.

Nos últimos 15 dias, foram registrados três casos, sendo um na Praia Del Chifre, em Olinda, e dois na Praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes. Durante a reunião, Lyra informou buscou apoio dos ministros da Pesca e Aquicultura, André de Paula, e Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, para futuras ações a serem tomadas no estado.

"A pedido dos ministros, a gente está convocando uma reunião do Comitê [Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões] com os  ministros para a próxima quinta-feira (9). Queremos contar com a participação dos prefeitos das cidades que tem áreas de risco, como Recife, Olinda e Ipojuca, que podem vir a ser afetados com as medidas", afirmou.

Presente no encontro, o prefeito de Olinda, Professor Lupércio, lamentou os recentes ataques ocorridos no estado. “Em Olinda, temos um trecho permitido, mas em Del Chifre, onde ocorreu o acidente é uma área proibida há muitos anos. Vamos conversar com os Bombeiros para fazer uma fiscalização maior, junto à Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano”, colocou. Aumento do monitoramento  Em 2015, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) não teve seu convênio renovado com o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit), do qual era coordenadora.

“Depois disso, a Rural continuou as pesquisas em diversas regiões. A gente tem um programa chamado Megamar, que fez todo o mapeamento das espécies de tubarão no estuário de Suape. O que não houve mais foi o diálogo com o Cemit para participar dos processos decisórios”, comentou o reitor da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Marcelo Carneiro Leão. Segundo o reitor, um decreto será publicado para voltar a incluir a UFRPE na composição do Cemit.

“Também solicitamos que UFPE e UPE façam parte do Comitê, pois se trata de um problema multidisciplinar. A gente vai ampliar, de imediato, o programa Megamar, que já roda em Suape, até Olinda, passando por Jaboatão e Recife, para identificar o quantitativo de espécies. Provavelmente, a gente vai incorporar a análise por drones pra identificar o caminhar dessas espécies”, acrescentou.

Outra novidade é a saída do Cemit da Secretaria de Defesa Social para ser gerido pela Secretaria de Meio Ambiente. “Nós não vamos combater o tubarão, vamos conviver com a situação, criando mecanismos inteligentes de proteção à população, dentre outras medidas”, completou Marcelo Carneiro Leão.

O prefeito do Recife, João Campos, levantou a possibilidade de reativação de postos de Bombeiros que estão parados na orla da capital pernambucana. “Podem ter sua utilização de forma mais presente, se o efetivo ali for colocando, exercendo tanto orientação quanto monitoramento”, comentou.

COMENTÁRIOS dos leitores