Senado reabre para visitação após atos golpistas

A reabertura da casa será esse sábado para visitas espontâneas

sex, 03/03/2023 - 16:40
Jefferson Rudy/Agência Senado Congresso Nacional Jefferson Rudy/Agência Senado

 A partir deste sábado (3), quase dois meses após os atos golpistas do dia 8 de janeiro, o Senado anuncia a reabertura para visitas espontâneas a partir desse sábado (3). As visitas estavam suspensas desde dezembro, quando o local começou a receber os primeiros preparativos para o evento da posse presidencial e permaneceram após os atos antidemocráticos.

Para os visitantes maiores de 12 anos será exigida a apresentação de documento com foto. A entrada será feita pela Chapelaria e a cada hora, um grupo de 50 pessoas será guiado por um roteiro de aproximadamente 40 minutos do Salão Negro até o Plenarinho. As visitas poderão ser realizadas apenas nos finais de semana, entre 9h e 17h.

Sobre as condições estruturais do ambiente, os visitantes ainda devem se deparar com os sinais da depredação deixados pelo grupo de bolsonaristas insatisfeitos com os resultados das eleições de outubro de 2022. Em entrevista à Agência Senado, a diretora-geral da casa, Ilana Trombka, ressaltou a importância da visitação feita pela população brasileira ao Senado, casa que contribue com funcionamento do regime democrático no país.‘

"A melhor resposta para aqueles que entraram aqui sem licença, depredaram o prédio e invadiram as nossas instalações, é voltar a convidar as pessoas a entrarem neste prédio. Dessa vez, como convidadas, como colegas, que possam contar a elas a história do Parlamento, a história do Senado e, especialmente, a história do trabalho que esta Casa o Poder Legislativo fazem, tão relevante para o Brasil’’, disse.

Desde a invasão, várias ações foram feitas para reconstruir o que foi destruído. De acordo o Senado Federal, a requalificação custará entre R$ 3 a R$ 4 milhões, destinados à restauração das obras de artes depredadas e mobília do local. 

Por: Guilherme Gusmão  

COMENTÁRIOS dos leitores