Veja quem são os nordestinos que vão compor o governo Lula

O nome de sete nordestinos foi anunciado para compor o governo Lula até o momento

sex, 23/12/2022 - 08:00
Ricardo Stuckert/Divulgação O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) Ricardo Stuckert/Divulgação

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já anunciou o nome de sete nordestinos e nordestinas para compor o governo ao seu lado no comando dos ministérios. Dos sete nomes divulgados, dois são de mulheres. 

Confira:

Luciana Santos - Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações 

Luciana é vice-governadora de Pernambuco e presidenta nacional do PCdoB desde 2015. Ela cursou engenharia elétrica na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e entrou para o movimento estudantil durante a graduação. Chegou a ser deputada estadual em Pernambuco e prefeita reeleita em Olinda em 2000. 

Margareth Menezes - Ministério da Cultura

A cantora baiana teve os primeiros contatos com a música ainda na infância por influência do avô materno. Ela é considerada um símbolo da potência negra e feminina no universo afro-pop-brasileiro. Margareth Menezes tem mais de 10 álbuns lançados, quatro indicações ao Grammy, fez mais de 20 turnês internacionais e é uma das principais expoentes da música baiana no mundo.  

Wellington Dias - Ministério do Desenvolvimento Social 

O senador eleito Wellington Dias (PT-PI) chefiará uma das pastas mais disputadas no novo governo Lula, que é responsável pelos programas sociais. Natural de Oeiras, no Piauí, Dias já trabalhou como bancário do Banco do Nordeste, no Banco do Estado do Piauí e na Caixa Econômica Federal. Ele também atuou como radialista. Filiado ao PT desde 1985, foi presidente do Sindicato dos Bancários do Estado do Piauí e governou o Estado por quatro mandatos: 2003, 2010, 2014 e 2018. 

Camilo Santana - Ministério da Educação

Camilo Santana é senador eleito do Ceará. Ele integrou o grupo técnico de Desenvolvimento Regional na equipe de transição. Casado, engenheiro agrônomo e mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi Presidente do Centro Acadêmico (CA) de Agronomia e diretor do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFC. Foi superintendente adjunto do IBAMA no Estado do Ceará em 2003 e 2004 e Secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado no governo Cid Gomes de 2007 a 2010.

Rui Costa - Casa Civil

O atual governador da Bahia em final de mandato, Rui Costa, é formado em economia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ele iniciou a trajetória política com atuação no movimento sindical, em Camaçari. Chegou a ser vereador de Salvador e ganhou destaque como secretário estadual durante a gestão de Jaques Wagner (2007-2014) do Estado da Bahia. Assumiu a Casa Civil de Jaque antes de ser indicado pelo mesmo a concorrer o governo da Bahia, quando foi eleito, em 2014. 

José Múcio - Ministério da Defesa

O futuro ministro da Defesa foi deputado federal por Pernambuco por quase duas décadas, integrou a equipe do segundo governo Lula e presidiu o Tribunal de Contas da União (TCU). Além disso, também foi ministro de Relações Internacionais de Lula de 2007 a 2009, ano que foi indicado para o TCU. Múcio é formado em engenharia civil pela Escola Politécnica de Pernambuco, chegou a ser vice-prefeito e prefeito de Rio Formoso, mas abandonou o cargo para assumir a presidência da então Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), e saiu para ser secretário dos Transportes, Comunicação e Energia do Estado. 

Flávio Dino - Ministério da Justiça

O ex-governador do Maranhão e senador eleito, Flávio Dino é formado e tem mestrado em direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e foi juiz federal antes de entrar na política, de 1994 a 2006, quando foi eleito deputado federal pelo PCdoB. Presidiu a Embratur no governo Dilma Rousseff (PT), e eleito governador do Maranhão em 2014 e reeleito em 2018. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores