A pressa é inimiga da perfeição, diz Marcelo Queiroga
A Anvisa autorizou vacinação para crianças de 5 a 11 anos. Fala do ministro é sobre a falta de posicionamento do Ministério da Saúde até o momento
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que o Governo Federal vai se posicionar no "momento certo" sobre a vacinação contra a Covid-19 para crianças entre 5 e 11 anos, aprovada pela Anvisa na última semana. Em entrevista na manhã desta segunda-feira (20), ele declarou que "a pressa é inimiga da perfeição".
"O principal é a segurança. No ano de 2021, considerando o pico, onde houve 4000 óbitos, crianças de 5 a 11 anos, menos de 150 óbitos. Não que eu esteja menosprezando, cada vida é importante. Os pais terão a resposta no momento certo, sem açodamento", declarou o ministro, que não explicou os números citados.
Apesar do argumento do ministro, na semana passada o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) disse, em nota, que nenhuma outra doença matou no país tantas crianças e adolescentes em 2021 quanto a Covid-19.
A definição da Anvisa foi entregue ao Ministério da Saúde, mas o titular da pasta também ponderou que não vai se manifestar "com base num documento público de três páginas".
"Não é um comunicado público que vai fazer o Ministério da Saúde se posicionar de uma maneira ou de outra. Eu preciso de toda a análise. A Análise da qualidade, da evidência científica apresentada, avaliação da amostra de pacientes naquele ensaio clínico. Nós temos que verificar tudo", frisou.