Gilmar e Barroso brigam em sessão sobre suspeição de Moro

O presidente do STF, Luiz Fux teve que encerrar a sessão

por Jameson Ramos qui, 22/04/2021 - 20:38

Após a maioria do Supremo Tribunal Federal (STF) confirmar a decisão da Segunda Turma da Corte, que reconheceu a suspeição do ex-juiz Sérgio Moro pela parcialidade na condução dos processos contra o ex-presidente Lula (PT), Gilmar Mendes e Luiz Barroso trocaram farpas. "Você perdeu", chegou a dizer Mendes para o colega.

Roberto Barroso interrompeu Gilmar, na hora em que o ministro criticava o fato do Plenário apreciar a possibilidade de derrubada da decisão da suspeição, que havia sido definida na Segunda Turma do STF no dia 23 de março.

A tese de Gilmar, de que a decisão não poderia ser derrubada, prevaleceu. Barroso foi contra. “O conflito não foi entre a turma e o pleno, foi entre o relator e o pleno", interrompeu. 

“Então eu quero também aprender essa fórmula processual”, asseverou Gilmar, aparentemente irritado. Neste momento começa o bate-boca. "Estou dizendo judicialmente, não precisa vir com grosserias", disse Barroso.

"Talvez isso exista no Código Penal do Russo", falou Gilmar em referência ao Moro. Barroso responde: "Existe no código do bom senso". A discussão ficou acalorada e o presidente do STF, Luiz Fux, teve que encerrar a sessão.

 

COMENTÁRIOS dos leitores