Jaboatão fecha acordo para requalificar iluminação em LED

O contrato de R$ 140 milhões com o BNDES é o maior de Parceria Público-Privada (PPP) de Pernambuco

por Victor Gouveia qua, 06/01/2021 - 07:51
Divulgação O prefeito Anderson Ferreira assinou o contrato na sede da entidade, em Brasília Divulgação

Nessa terça-feira (5), o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), assinou o maior contrato de Parceria Público-Privada (PPP) de Pernambuco para instalar lâmpadas de LED em todo município. Ele esteve na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em Brasília, onde encontrou-se com o presidente da entidade, Gustavo Montezano.

O acordo estipula o investimento de R$ 140 milhões destinados à iluminação pública até o fim de 2022. O banco tem até 90 dias para analisar o projeto e, em abril deste ano, será aberto o processo de licitação. “Jaboatão se tornará referência em tecnologia com sustentabilidade”, garantiu o prefeito.

“Essa parceria com o BNDES é de grande importância, não só na questão do menor consumo de energia e na geração de economia. Com as praças, ruas e avenidas mais iluminadas, estamos contribuindo com a segurança das pessoas, garantindo bem-estar à população”, afirmou Anderson, que ressaltou o baixo custo de manutenção, visto que a durabilidade do LED equivale a 50 mil horas de uso, e o estímulo ao lazer noturno.

Dos 45 mil pontos de iluminação da cidade, segundo a gestão, nove mil já são em LED e outros seis mil serão requalificados ainda neste ano, com recursos do próprio município. 



A economia com a troca da rede de iluminação deve ser remanejada para áreas consideradas prioritárias como Educação, Saúde e Transporte.

COMENTÁRIOS dos leitores