Deputado que tatuou nome de Temer tem mandato cassado

Além da perda de mandato, a condenação também determina que Wladimir Costa fique inelegível por oito anos

por Giselly Santos qua, 20/12/2017 - 13:27
Agência Câmara Agência Câmara

O deputado federal Wladimir Costa (SD-PA) teve o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA). Ele foi condenado, por unanimidade, por abuso de poder econômico e gastos ilícitos na campanha eleitoral de 2014. Ele pode recorrer da decisão, tomada nessa terça (19) pelo TRE-PA, junto ao Tribunal Superior Eleitoral.

Além da perda de mandato, a condenação também determina que o parlamentar fique inelegível por oito anos. Wladimir ficou conhecido como o deputado da tatuagem, por ter homenageado o presidente Michel Temer com a inscrição do nome do peemedebista no ombro antes da votação da denúncia contra ele na Câmara.

No ano passado, ele já havia sido condenado pela Corte Eleitoral do Pará ao ser julgado pela arrecadação e gastos ilícitos na campanha eleitoral. Segundo o Ministério Público Eleitoral, Costa declarou ter gasto R$ 642.457,48 durante a campanha para a Câmara dos Deputados em 2014, mas deixou de declarar R$ 249.950. Ele recorreu da decisão e continuou no exercício do mandato.

Wladimir Costa exerce seu quarto mandato na Câmara e, além da defesa incisiva de Michel Temer, ele também se destacou em outros episódios. Na votação da admissibilidade do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, por exemplo, ele estourou um rojão de confetes durante seu discurso justificando que o governo do PT dava "um tiro de morte" no coração do povo brasileiro.

 

COMENTÁRIOS dos leitores