Geraldo Julio será reeleito no Recife, indica IPMN

Última rodada de pesquisa de intenção de voto mostra a consolidação do quadro eleitoral no segundo turno, com liderança do atual prefeito

por Dulce Mesquita sab, 29/10/2016 - 12:00
Brenda Alcântara/LeiaJáImagens/Arquivo Brenda Alcântara/LeiaJáImagens/Arquivo

O prefeito do Recife Geraldo Julio (PSB) deverá ser reeleito para o cargo neste domingo (30), dia marcado para a realização do segundo turno das eleições municipais. É o que aponta a quarta e última rodada do levantamento de intenções de voto do Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IMPN), divulgado neste sábado (29).

O estudo, encomendado pelo Portal LeiaJá em parceria com o Jornal do Commercio, mostra uma consolidação do quadro eleitoral, com a preferência dos eleitores pelo atual gestor. Nesta última pesquisa, o socialista obteve 58,4% das intenções de voto consideradas válidas, quando são excluídos os votos brancos e nulos e o quantitativo de indecisos. O candidato João Paulo obteve 41,6% das indicações.

Nas três edições anteriores da pesquisa, Geraldo ficou com 60,2%, 61% e 59%, respectivamente. Como a margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, o estudo indica estabilidade.

Na pesquisa espontânea, 48,3% dos eleitores disseram que pretendem votar em Geraldo Julio. Já João Paulo foi o preferido de 34,9%. Os votos brancos e nulos somaram 12,1% e outros 4,7% não responderam ou não souberam responder. Não houve muita variação na pesquisa estimulada, quando Geraldo recebeu 48,8% das indicações e João Paulo 34,8%.

“A última pesquisa do IPMN consolida o quadro de estabilidade. Com isso, afirmamos que o prefeito Geraldo Julio será reeleito neste domingo. O candidato João Paulo, durante toda a trajetória eleitoral, não ‘robou’ votos do candidato do PSB. E sempre ocorreu a polarização entre PT X PSB. Portanto, o prefeito sempre foi favorito a vencer a disputa”, observou o coordenador do IPMN e cientista político Adriano Oliveira. “O eleitor do Recife optou pela continuidade e não pela mudança”, completou.

Esse levantamento foi realizado nos dias 27 e 28 de outubro e registrado junto a Justiça Federal sob o número PE-08336/2016, no dia 23 de outubro. A margem de confiança estimada é de 95%.

Rejeição - Assim como aconteceu durante toda a campanha no segundo turno, o candidato petista foi o mais rejeitado entre os eleitores. Quando perguntados qual dos políticos causam medo caso sejam eleitos prefeito do recife, 19,1% responderam João Paulo e 14,7% indicaram Geraldo Julio. Outros 64,4% não optaram por nenhum dos dois.

Gestão - Além de liderar as intenções de voto, Geraldo Julio também é bem avaliado pelos eleitores. Para 6,9% a gestão do atual prefeito é ótima. Já para 33,8% é boa e para 34,7%, regular. Da amostragem, 11% classificaram a administração como ruim e 12,6% indicaram que é péssima.

COMENTÁRIOS dos leitores