PT adere à mobilização nacional desta terça-feira (7)

O protesto será realizado nas principais capitais do país, inclusive no Recife

por Élida Maria seg, 06/04/2015 - 18:17
Victor Soares/LeiaJáImagens/Arquivo Em Pernambuco, a CUT-PE afirmou que as bandeiras do PT tendem a se somar ao manifesto Victor Soares/LeiaJáImagens/Arquivo

Centrais Sindicais e Movimentos Sociais se reúnem nesta terça-feira (7) em vários locais do Brasil para se posicionarem contra a aprovação do Projeto de lei nº: 4.330 que autoriza a terceirização em todas as atividades empresariais. Além desta pauta, a mobilização que terá o apoio do Partido dos Trabalhadores (PT) em oito Estados, também defende a Petrobras e o fim da corrupção. Em Pernambuco, o ato começará às 15h, na Praça 13 de Maio, no Recife, e ainda as cidades de Caruaru e Petrolina, no Agreste e Sertão do Estado, respectivamente, também aderiram à manifestação. 

Apesar de não declarar defesa a Dilma na pauta principal, a Central Única dos Trabalhadores (CUT-PE), através de sua assessoria de imprensa, garantiu que os pontos principais é levantar a bandeira contra a PL 4.330 e a Medidas Provisórias 664 e 665 que determinam novas regras para acesso a benefícios previdenciários como, por exemplo, Abono Salarial, Seguro Desemprego e Auxílio Doença. No entanto, o apoio do PT é bem vindo. 

“Tem as ideias deles e a nossa e se somam. Claro que temos a defesa do Governo, e se o PT levar bandeiras vão somar. Não tem problema nenhum”, confirmou a equipe de comunicação da CUT-PE, reforçando em seguida que a defesa do Governo Federal não é a pauta do ato público.

Já no site do PT, o partido chama o encontro de “defesa da democracia” e de um novo “Dia Nacional de Luta” e relembra à manifestação do último dia 13 de março, em defesa a gestão de Rousseff. “Estão previstas concentrações populares tanto no gramado frontal do Congresso Nacional, em Brasília, a partir das 14h, quanto em várias regiões metropolitanas. Os atos reeditam as manifestações realizadas no dia 13 de março em quase todos os estados do Brasil”, frisa um texto publicado pela legenda. 

O ato também traz opiniões divergentes das Centrais Sindicais, pois enquanto alguns veem o PT como bem vindo, como é o caso da CUT em Pernambuco, outras instituições criticam a gestão de Dilma como é o caso da Força Sindical encabeçada pelo deputado Paulinho da Força, do Solidariedade. E há também, organizações e movimentos neutros. 

Segundo informações do site do PT, em pelo menos oito Estados a mobilização já está confirmada. Confira:

AL

9h: Maceió – concentração em frente à DRT, com panfletagem e atividade cultural.

AM

4h: Manaus – panfletagem de porta de 5 fábricas; 6h: Manaus – panfletagem no terminal de ônibus

BA

7h - Salvador – Aeroporto: entrega de manifesto contrário à votação; 

9h: Salvador – Porta da FIEB: Grande ato das centrais sindicais, movimento sindical, social, popular e da juventude contra a votação do pl 4330/04.

DF

14h: Brasília – Ocupação do Congresso Nacional. Concentração no gramado em frente à Câmara Federal

MG

16h: Belo Horizonte- Concentração na Praça Afonso Arinos, em frente à Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

PE

15h: Recife – Praça 13 de maio. Atos em Petrolina e Caruaru em locais e horários não divulgados. 

PR

16h: Curitiba – Ato na Praça Rui Barbosa, com atividades culturais, artistas regionais e com falas políticas, em conjunto com os movimentos sociais

SC

6h: Florianópolis – Entrega de carta da CUT-SC aos deputados que irão à Brasília no aeroporto Hercílio Luz

12h às 14h: Florianópolis – Esquina Democrática: Panfletagem do material produzido pela CUT SC e movimentos sindicais e sociais

17h às 19h: Florianópolis – Manifestação e panfletagem do material no Terminal Central de Florianópolis

SP

9h: São Paulo – Concentração em frente à Secretaria de Saúde e segue em caminhada até a Praça da República

COMENTÁRIOS dos leitores