Prefeito dialoga com sociedade sobre o Pacto pela Vida

O programa municipal será construído a partir de uma ausculta entre a sociedade civil organizada e o poder público

seg, 01/04/2013 - 20:36

Durante uma reunião entre o prefeito do Recife, Geraldo Julio e seu secretariado, que foi realizada na tarde desta segunda-feira (1°), ficou decidido que no próximo sábado (6), os secretários do município e outras instituições participarão de um debate, através do qual serão apresentadas propostas que ajudem na implantação e desenvolvimento do Pacto Pela do Recife. Segundo o prefeito, entidades da sociedade civil organizada serão convidados a participar da construção desse projeto, através de um seminário.



A proposta inicial tem como base o programa de governo do socialista apresentado na campanha de 2012. Segundo o chefe do executivo municipal, nesse primeiro momento a prefeitura vai trabalhar na ausculta da sociedade para depois ser apresentado as políticas do Pacto pela Vida do Recife. A proposta inicial do executivo municipal tem como base o programa de governo do socialista apresentado na campanha de 2012.



“Esses seis eixos estão ligados ao controle urbano, educação, serviço público, Infraestrutura ligados às várias áreas de atuação do governo que reúne algumas secretarias e segmentos da sociedade, por isso estamos abertos a sugestões para melhorar esse projeto”, comentou o prefeito. Participaram do encontro 27 integrantes do primeiro escalão da PCR, entre secretários, secretários-executivos e chefes de gabinete.



Para implantar o Pacto pela Vida do Recife, Geraldo Julio pretende dobrar o número da guarda municipal, fazer o Recife chegar a mil câmeras de segurança e ampliando o atendimento aos usuários de crack com os consultórios de rua. O socialista que foi um dos responsáveis pela criação desse programa no âmbito estadual, destacou algumas similaridades.



“O Pacto pela vida do governo do estado prever a participação de vários entes como o MPPE, TJPE, a defensoria Pública e das prefeituras também, por isso queremos cumprir o nosso papel de maneira organizada e sistemática, estabelecendo compromisso e ouvindo a sociedade”, contou o prefeito ao afirmar que o modelo vem reduzindo as taxas de homicídio em 40% no estado e cerca de 50% no Recife.



Sobre a pendência deixada pelo governo anterior no que diz respeito ao Plano de Cargos e Carreiras da Guarda Municipal, que foi retirado de votação na Câmara do Recife, Geraldo afirmou estar em negociação coma classe. “Já realizamos várias reuniões com representantes da Guarda e vamos chegar a um consenso, pois como servidor público que sou, valorizo essa classe”, contou o prefeito. 



O encontro deste sábado (6), começa a partir das 8h, no Centro de Formação de Professores Paulo Freire, na Madalena, com a meta de organizar as sugestões que integrarão o programa de enfrentamento à violência da Prefeitura. São esperadas 300 pessoas na consulta pública, entre estudiosos da área e representantes de governos e da sociedade civil.

 

COMENTÁRIOS dos leitores