João da Costa faz festa com a militância do PT

Em meio ao som do frevo e do samba o prefeito deu seu recado aos militantes

dom, 13/05/2012 - 04:59
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens

Uma semana antes das prévias do Partido dos Trabalhadores (PT) no Recife, o prefeito da cidade, João da Costa se reuniu, neste sábado (12), com a militância da sigla em uma festa regada ao típico ritmo brasileiro, o samba, e ao ritmo genuinamente pernambucano, o frevo. Durante a festa com a militância petista, ressaltou que seria a melhor “opção do partido” para disputar as eleições majoritárias do município e dar continuidade ao projeto de governo petista, que administra a cidade há mais de 12 anos.  A plenária foi realizada estrategicamente na sede da Gigantes do Samba, do populoso e popular bairro Bomba do Hemetério.

Entusiasmados, os filiados que apoiam a candidatura do gestor vestiam camisas vermelhas com os dizeres e número de votação do prefeito nas eleições internas, tais como “João da Costa 20”, “João da Costa Avança 20” e “Mexeu com João mexeu comigo”.  Além das frases, os militantes estavam afinados com o grito de guerra: “O povo quer o povo gosta, nosso prefeito é João da Costa”.

Na certeza da vitória nas eleições internas, bem como em outubro, os discursos dos deputados Tereza Leitão e Fernando Ferro foram recheados de defesa às qualidades administrativas do atual prefeito da cidade e fizeram questão de frisar que o debate no grupo de João da Costa não fica nos “ataques”, “críticas” e “enxovalhos”, além do comportamento “ético”. “Esse tipo de argumento é de quem está desesperado, de quem não quer, não sabe e não tem o que dizer”, disparou o deputado federal, se referindo ao grupo que apoia Maurício Rands. “Time que está ganhando não muda o treinador, coordenador, como estão dizendo”, provocou Ferro. 

Tereza Leitão também lançou alguns recados aos opositores nas eleições internas. “Fizemos a nossa campanha politicamente correta, porque o motivo dessa campanha (das prévias) é para esse fim, fazer debate político. Convidamos as pessoas e não as obrigamos a participar dos nossos debates”, destacou Tereza. E alertou que a troca de farpas pode gerar sérias consequências ao partido depois das prévias, especialmente a quem é líder do partido, pois, segundo ela, precisa ter um comportamento diferenciado. O recado foi para o secretário-feral do PT , Rosano Carvalho .

“Não devemos nos comportar como a direita raivosa. Ainda mais como representante do partido, eu sou presidente do PT em Olinda e sei que não posso estar dizendo determinadas coisas, soltar piadinhas, fazer ofensas, pois isso é agravo. Afinal, no dia 21 teremos que nos unir”, atentou a deputada.

Apostando em um discurso popular, o prefeito enumerou os bairros que foram urbanizados, os resultados na saúde, educação, emprego e habitação. “Nunca houve nenhum prefeito que em quatro anos tivesse entregue tanta habitação para a população”, bradou. Tamanha a confiança do gestor, que aposta vencer não só as prévias como as eleições de outubro no primeiro turno. “Pois nós temos projeto”, apontou. Em uma comparação ao time do Estado de São Paulo, o Santos - que perdeu para o time Bolívar, na Bolívia por 2 a 1 e depois venceu por 8 a 0 – João da Costa disse que não vencerá na “tapa”. “Nós vamos vencer como o Santos. Vamos ganhar na bola, ganhar de goleado e vamos juntos minha gente”, convocou a militância.

Agenda - antes da plenária na Bomba do Hemetério o prefeito teve duas reuniões fechadas com a militância e à tarde visitou os bairros da Estância e do Ibura, este último visitado por Rands no período da manhã.

COMENTÁRIOS dos leitores