Cicloativistas homenageiam vítimas de trânsito no domingo

A homenagem tem concentração às 7h30 na sede da Ameciclo, com saída às 8h do domingo (27)

sab, 26/11/2022 - 15:34
Divulgação Bicicleta Branca em homenagem às vítimas de trânsito Divulgação

Como uma ação em alusão ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito, celebrado no dia 20 de novembro, cicloativistas recifenses convocam ciclistas, cicloativistas e familiares de pessoas que se foram em virtude da violência do trânsito brasileiro, a se juntarem na atividade de manutenção de algumas Bicicletas Brancas (Ghost Bikes) que a Associação Metropolitana de Ciclistas do Recife (Ameciclo) já instalou pela cidade, no próximo domingo (27).

A iniciativa tem o apoio da Ameciclo por meio do edital Fundo de Ações Livres (FAL), que financia ações com até R$ 1 mil para promover a cultura da bicicleta na cidade e é organizado por uma das associadas da organização, Thuanne Teixeira. “Passei por uma Bicicleta Branca na Avenida Sul e ela não estava mais branca, muito enferrujada. Quando a vi, pensei que uma ação de manutenção das bicicletas brancas ajudaria a manter as bicicletas cumprindo seu papel, de chamar a atenção para a violência no trânsito", explica a associada.

“A instalação da Bicicleta Branca em si é um momento bastante doloroso onde procuramos trazer para a presença pessoas que partiram de nosso mundo. Mas na cidade que lutamos para construir a presença não pode ser uma bicicleta presa em um poste. Para que isso não aconteça, precisamos trazer luz aos fatos: o Recife não é uma cidade segura para pedalar e isso precisa mudar”, completa Thuanne.

A concentração será na sede da Ameciclo às 7h30, com um café da manhã, e saída prevista para às 8h. Interessados(as) em participar que não tiverem bicicleta própria, podem pegar emprestada com a Ameciclo. Para reservar, entre em contato no telefone (81) 81936182947.

 

Bicicletas Brancas

A bicicleta branca é uma versão da ghost bike, surgida em 2003, na cidade de St. Louis, Missouri, nos Estados Unidos. O objeto se materializa nas ruas como uma lembrança e também um protesto pelos sinistros onde ciclistas foram vítimas fatais. A ideia surgiu de um único ciclista cansado de ver seus amigos partirem nesse tipo de acontecimento e acabou tomando o mundo por conta do compartilhamento desse sentimento: o cansaço frente à banalização da vida.

“No Recife, a Ameciclo já realizou a instalação de algumas Bicicletas Brancas porque nós acreditamos que é impossível falar de mobilidade ativa, especialmente da bicicleta, sem falar das pessoas que perdem a vida por conta da falta de responsabilidade e de estrutura na nossa cidade”, completa a idealizadora da ação, Thuanne Teixeira.

 

Serviço

Ação de manutenção das bicicletas brancas no Recife

Local de encontro: sede da Ameciclo | Rua da Aurora, 529 - Loja 2 - Boa Vista, Recife

Concentração: 7h30

Saída: 8h

Percurso

1° : Rua Dr. Carlos Chagas, 17 - Santo Amaro, Recife

2° : Rua Carlos Coelho Leal Valente, 1457 - Cabanga, Recife

3° : Forte Do Brum - Bairro Do Recife

4° : Campo do Café - Linha Do Tiro, Recife

 

COMENTÁRIOS dos leitores