Piedade: comerciantes e banhistas lamentam praia fechada

O mar nas imediações da igrejinha até a divisa com o Recife foi interditado para banhistas por risco de ataque de tubarão nesta terça (27)

por Victor Gouveia ter, 27/07/2021 - 13:35

Banhistas e comerciantes da orla de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, lamentam a proibição do banho de mar por tempo indeterminado após recentes ataques de tubarão. Considerado o local mais propício a ataques de tubarão em Pernambuco, o trecho entre a igrejinha e a divisa com o Recife foi interditado nesta terça-feira (27) após dois incidentes em um intervalo de 15 dias.

Cartão postal do município e fonte de rende para centenas de trabalhadores, a intensa movimentação dos predadores em Piedade afugenta visitantes. Segundo especialistas, a presença do animal no raso se dá pela falta de arrecifes e por um canal submarino que atravessa a área.

De frente para o mar, o operador logístico Rinaldo Gerônimo, radicado há 30 anos em São Paulo, veio curtir as férias na terra natal e ficou desapontado em ter que ficar na areia. Contudo, entende as medidas preventivas adotadas.

"Na minha época não existia isso aí, mas nem entro, já conheço, então não tem porquê entrar", comentou ao lado de uma das dezenas de bandeiras que alertam sobre o alto risco.

"A gente nascido e criado aqui, sai e volta para curtir uma praia onde você nasceu e não pode entrar na praia, aí você fica meio chateado, mas tem outras praias para tomar banho", lembrou.

De acordo com o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarão (Cemit), as chances de ataque aumentam entre os meses maio a agosto, quando o inverno é mais intenso e as chuvas costumam deixar o mar turvo.

Para evitar que banhistas entrem na água para suportar o calor, a Prefeitura instalou um chuveiro público na igrejinha e pretende colocar, ao todo, 10 banheiros e 10 chuveiros no trecho interditado.

"A gente tá perdendo um lazer", lamenta o barraqueiro José Augusto Alves.

Mesmo ciente do risco e após presenciar quatro ataques, ele conta que entrava no mar constantemente. No entanto, garante que é melhor ficar na faixa de areia e foi um dos primeiros a usar o novo equipamento.

"Melhor um banhozinho de chuveiro para evitar qualquer risco, não tem como ele chegar até mim", reiterou.

Praia monitorada

A fiscalização para cumprir o bloqueio de 2,2 quilômetros do mar de Jaboatão conta com apoio da Secretaria de Defesa Social (SDS), que pode prender quem entrar na água por desacato.

Ataques de tubarão

Em relação a ataques de tubarão, Pernambuco é o quarto lugar mais perigoso do mundo. Desde 1992, 64 incidentes foram registrados no Estado, desses, 14 foram nas imediações da igrejinha.

COMENTÁRIOS dos leitores