Leitos destinados à Covid voltam a atender outras doenças
Ainda neste mês de julho, 84 leitos serão reconvertidos,
O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, anunciou, durante coletiva de imprensa nesta sexta-feira (2), que leitos da rede pública que haviam sido disponibilizados para atender pacientes de Covid-19 vão ser reconvertidos para tratar outras enfermidades. Segundo o secretário, a medida ocorre devido à redução da taxa de ocupação de leitos, que está abaixo de 70%.
"Não estamos falando em fechamento de leitos e sim de vagas transformadas para atender Covid e que agora voltam para atendimento de outras doenças", explicou. O secretário garante que os leitos podem ser rapidamente reconvertidos em caso de necessidade.
De acordo com o secretário, a redução da taxa de ocupação é maior e mais rápida na Região Metropolitana do Recife. "Nosso objetivo é evitar a ociosidade e remodelar a rede de saúde para a retomada das cirurgias eletivas e o atendimento de outras patologias".
Ainda neste mês de julho, 84 leitos serão reconvertidos, de início, apenas na Região Metropolitana do Recife, nos hospitais Agamenon Magalhães, Otávio de Freitas, Getúlio Vargas e do Tricentenário.
Pela primeira vez desde outubro, a taxa de ocupação das UTIs está abaixo de 70% no Estado. Na última semana epidemiológica (SE 25), encerrada no sábado (26), a Central de Regulação Hospitalar registrou uma redução de 18,3% nas solicitações por vagas de terapia intensiva na rede pública.