Anvisa divulga painel que monitora cilindros de oxigênio

O painel online permite verificar a produção, o consumo e a distribuição de oxigênio no Brasil

por Julianna Valença qua, 24/03/2021 - 11:36
Pedro Guerreiro/Ag. Pará Pedro Guerreiro/Ag. Pará

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou na última terça-feira (23) um painel online que permite verificar a produção, o consumo e a distribuição de oxigênio no Brasil. De acordo com a Anvisa, os dados que alimentam o painel são fornecidos pelas empresas fabricantes, envasadoras e distribuidoras de oxigênio medicinal. 

As primeiras informações disponíveis no painel correspondem ao período entre os dias 13 e 17 de março, o painel será atualizado todas as sextas-feiras, com a informação dos últimos sete dias. Segundo a agência, podem ocorrer eventuais dados de estoques zerados pela ausência de informações ou por inexistência de empresas no estado. 

“O painel é uma ferramenta para acompanhamento do possível desabastecimento do mercado, possibilitando, assim, conduzir ações preventivas, em médio e longo prazo”, afirma a Anvisa.

Como usar o painel

O painel está disponível através do link; nele são disponibilizadas duas telas para consulta, com informações separadas por estado. 

“A primeira tela mostra dados dos fabricantes de oxigênio e a segunda as informações das envasadoras do produto. Nas duas telas são exibidos os dados do estoque disponível (em verde) e da venda (em vermelho) no período citado (nesse primeiro painel, entre os dias 13 e 17 de março)”, explica a Anvisa.

Também segundo instruções da agência, na lateral esquerda do painel visualizado pelo usuário é possível saber para onde os produtos foram enviados: instituições privadas, públicas ou distribuidoras. Todas as informações são disponibilizadas em metros cúbicos.

COMENTÁRIOS dos leitores