PE: no cemitério de Vitória, corpos são vistos amontoados

Vereador Carlos Henrique Queiroz solicitou que o Ministério Público apure o caso

qua, 17/03/2021 - 20:36

Nesta quarta-feira (17), o vereador Carlos Henrique Queiroz, da cidade de Vitória de Santo Antão, na Região Metropolitana do Recife, visitou o Cemitério de São Sebastião, o único da cidade, para conferir a denúncia de que os corpos estão sendo amontoados em sacos plásticos. Mais cedo, vídeos gravados pela população apontando o descaso com as condições de conservação dos cadáveres.

O vereador frisa que, no local, há até ossos espalhados pelo chão. Os corpos também ficam amontoados de frente para uma rua repleta de moradores, que manifestaram desconforto com a situação. “Vitória só tem esse cemitério e sofre de um problema grave de superlotação. Se as famílias não reclamam esses ossos, a cada ano eles simplesmente colocam fogo e sobe essa fumaça, incomodando quem mora nas redondezas”, lembra.

Embed:

Queiroz também informou que encaminhou um ofício solicitando que o Ministério Público apure o caso e tome as medidas necessárias. “É chocante. Para chegar ao local, que fica no fundo do cemitério, é preciso praticamente sair escalando os túmulos. Um funcionário me informou que os corpos não são de vítimas da covid-19 e que já estavam decompostos”, completa.

Em uma gravação feita por um morador da cidade e recebida pelo LeiaJá, é possível ver que os sacos estão abertos, contendo o que parecem ser restos mortais. “Veja que descaso com a sociedade, alguns ainda em decomposição. A gente em plena pandemia e esses corpos levando sol, vento [...] Por favor compartilhem para chegar aos órgãos públicos e eles resolverem alguma coisa. Isso não existe”, lamenta o homem responsável pela filmagem.

Nota

Em nota, a prefeitura de Vitória de Santo Antão comentou sobre o caso. No texto, a gestão municipal argumenta que ao assumir a cidade, neste ano, foi informada dos procedimentos de “descarte ilegal” e que enviará à Câmara Municipal dois projetos de lei, para viabilizar a construção de dois novos cemitérios no munícipio. A prefeitura ainda afirmou que a área foi isolada e coberta.

  Leia a nota na íntegra:

COMENTÁRIOS dos leitores