Primeiro lote da vacina Coronavac chega ao Brasil
O Instituto Butantan já chegou à fase 3 do estudo de testagem do imunizante
Já está em solo brasileiro o primeiro lote da Coronavac, a vacina chinesa contra a Covid-19. As 120 mil doses do imunizante - quantidade suficiente para vacinar 60 mil pessoas - chegaram de avião ao Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, nesta quinta-feira (19).
O produto está sendo testado pelo Instituto Butantan, em estudo na Fase 3, considerada avançada. A chegada do lote havia sido adiantada no começo da semana pelo diretor do Butantan, Dimas Covas, e pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB).
O Instituto também aguarda receber, ainda em novembro, 600 litros de matéria-prima da Sinovac para iniciar a produção local da vacina. Covas informou ainda que, com o material que possuirá, o Butantan será capaz de produzir, até janeiro, 46 milhões de doses da vacina.
Vale lembrar que, na última terça-feira (17), a revista médica The Lancet publicou dados preliminares apontando que a vacina levou a uma rápida resposta imune. Apesar disso, o nível de anticorpos produzido foi menor do que aquele que foi encontrado em pessoas curadas da doença.