Cada vez mais pessoas aderem ao isolamento em Pernambuco

De acordo com um levantamento divulgado pelo Ministério Público de Pernambuco, a Operação Quarentena vai aumentando aos poucos os índices de isolamento social no Estado

por Victor Gouveia seg, 18/05/2020 - 13:13
Heudes Regis /SEI A fiscalização de pedestre e veículos foi intensificada no Grande Recife junto com medidas de higienização Heudes Regis /SEI

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) divulgou a listagem do índice de isolamento social dos municípios após a intensificação das medidas restritivas. Com a Operação Quarentena, o levantamento aponta que 58,9% dos pernambucanos permaneceram em casa nesse domingo (17).

Um dia após o início da fiscalização em vias públicas, Recife alcançou 66,1% de isolamento. Em seguida, três cidades inclusas na operação obtiveram os melhores resultado, são elas: Olinda (65,3%), Camaragibe e Jaboatão dos Guararapes com 63%.

Embora seja o 5º município incluso no decreto, São Lourenço da Mata (61,4%) acabou superado por Paulista, que atingiu 62% do isolamento social. Igarassu assumiu a 10ª posição com 58,4%, seguida pelo Cabo de Santo Agostinho que registrou 57,9%.

Com o estudo dividido por região, foi informado que 57,8% da população do Grande Recife adotou as medidas. Seguida pela Zona da Mata (51,1%), Agreste (47,8%) e Sertão (46%), com destaque para a região do São Francisco que registrou 48%. 

Diante da meta de cumprir 70% do isolamento, o procurador-geral de Justiça de Pernambuco, Francisco Dirceu Barros, reforçou que "os especialistas sanitários mostram a necessidade de que seja realizado um isolamento mais restritivo para que seja possível conter e barrar o processo de contágio do novo coronavírus”.

Ele ainda alertou sobre a necessidade do pensamento conjunto para evitar mais contaminações. “[...] mas é preciso lembrar que o cidadão precisa ter essa consciência. Mude sua atitude, pense em sua família e pense no outro. Caso contrário teremos uma tragédia sem precedentes”, acrescentou.

COMENTÁRIOS dos leitores