Idosos devem redobrar cuidados para evitar quedas em casa

Isolamento social pode desencadear aumento nos casos de acidentes entre a população idosa

por Alex Dinarte sex, 15/05/2020 - 15:17
Rawpixel Rawpixel

Com a recomendação das autoridades de saúde em manter o distanciamento social, grande parte da população idosa passou a viver isolada. A pandemia causada pelo novo coronavírus afastou até mesmo quem recebia visitas regulares da família. Entretanto, a preocupação de quem tem mais de 60 anos vai além de pertencer ao chamado grupo de risco em relação ao contágio por Covid-19: dados do Ministério da Saúde em 2017 mostram que 70% das quedas registradas entre idosos acontece dentro de casa.

De acordo com a fisioterapeuta Reyna Lohmann, do Núcleo Silvestre de Saúde e Prevenção, a população acima dos 60 anos precisa estar atenta a alguns movimentos corriqueiros, pois boa parte dos casos pode acontecer em ações comuns do cotidiano. "A maioria ocorre quando as pessoas estão se levantando ou sentando na cama, em uma cadeira ou no vaso sanitário", aponta a especialista. A análise do histórico de quedas é outro ponto importante a ser observado. "Se o idoso já apresentou quedas anteriores, o risco de apresentar outras é maior. O caso pode ser apenas um acidente, entretanto também pode indicar problemas relacionados à saúde, como um sinal de alerta", complementa.

Como é necessário evitar a ida a hospitais em tempos de pandemia, a prevenção para os casos de acidentes domésticos pode estar dentro do próprio lar. "Ter uma casa adaptada ao idoso é primordial na promoção de mais bem-estar e segurança", destaca. Além disso, a fisioterapeuta recomenda atitudes que podem ser pontuais e impedir que os idosos sofram com os tombos. "Adotar cuidados com a própria saúde, como a prática de atividade física para fortalecimento muscular e equilíbrio, junto ao acompanhamento regular da saúde integral para identificar problemas associados", observa.

Confira algumas recomendações da especialista:

- Evite a colocação de tapetes. Caso opte pela decoração, aplique antiderrapante sob o item e não passe cera no chão;

- Escadas e corredores devem ter corrimão nos dois lados; degraus precisam ser marcados com fita antiderrapante;

- Use calçados fixos nos pés e evite o uso de meias em casa; atente para itens como mesas de centro, desníveis e outros objetos do lar;

- Adapte barras de segurança no banheiro, tapete antiderrapante no box, e se for preciso, um banco seguro para a hora do banho;

-Eleve o assento sanitário;

- Use lanterna ou sensor de iluminação para quando precisar se levantar à noite.

Uma pesquisa realizada pelo Estudo Longitudinal da Saúde dos Idosos Brasileiros (Elsi-Brasil) aponta que entre 4.174 entrevistados, 25% já sofreram acidentes domésticos.

COMENTÁRIOS dos leitores