Túnel de desinfecção não é recomendado pela Anvisa

Equipamento foi instalado no mercado público de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife

qua, 13/05/2020 - 12:09
Chico Bezerra/PJG A Prefeitura de Jaboatão pretende instalar o túnel em outros pontos da cidade Chico Bezerra/PJG

A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR), anunciou, na terça-feira (12), a instalação de um túnel de desinfecção no Mercado das Mangueiras. O equipamento, entretanto, não é recomendado pela Anvisa, que já emitiu nota técnica sobre o risco de efeitos adversos.

 A nota da Anvisa divulgada na quinta-feira (7) ressalta que não foram encontradas evidências científicas até o momento de que o uso dessas estruturas seja eficaz no combate ao novo coronavírus.

 Segundo a agência, os produtos químicos utilizados nesses procedimentos, com exceção do ozônio, foram aprovados pela Anvisa para desinfecção exclusiva de superfícies, não de seres humanos. Entre os possíveis efeitos adversos estão reações alérgicas, irritação na pele, no nariz, na garganta, no trato respiratório, bronquite, entre outros.

 Ainda de acordo com a Anvisa, o tempo de duração do procedimento, de 20 a 30 segundos, não seria suficiente para garantir o processo de desinfecção. "A Anvisa reforça ainda que esse procedimento não inativa o vírus dentro do corpo humano", diz.

 No Espírito Santo, dois equipamentos foram desativados após a nota técnica, um instalado para desinfecção de funcionários de limpeza urbana de Aracruz e outro no Hospital Roberto Silvares, em São Mateus.

 As prefeituras de Aracruz e Serra pretendem manter o funcionamento das estruturas montadas para desinfectar moradores. "Não há nenhum dano com a utilização dele para humanos nem para animais. Me espanta saber que a Anvisa está preocupada em falar sobre túneis ao invés de alertar a população sobre o isolamento social, que é a forma mais eficaz de prevenção contra a Covid", disse a secretária de Saúde de Aracruz, Clenir Avanza, ao jornal A Gazeta. Em Serra, foram colocados sete túneis. A prefeitura informou em nota que o produto utilizado não faz mal à saúde e foi aprovado em testes.

 Em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, o equipamento foi instalado nesta quarta-feira (13) no pronto-socorro central. A prefeitura afirmou que a ação é mais uma para colaborar no combate à Covid-19.

 A Prefeitura de Jaboatão, ao divulgar a ativação do equipamento no mercado público, destacou que o uso do hipoclorito de sódio pode auxiliar na redução do risco de infecção. "Esse túnel de desinfecção é mais uma alternativa que estamos utilizando para enfrentar o novo coronavírus. Essa é uma preocupação constante da nossa gestão, em todas as ações que estamos realizando, a exemplo da distribuição de máscaras e conscientização sobre a importância do isolamento social", pontuou o prefeito Anderson Ferreira. O gestor pretende instalar o túnel em outros pontos da cidade.

COMENTÁRIOS dos leitores