Mulher no Japão é diagnosticada com COVID-19 pela 2ª vez

Governo anunciou o fechamento de escolas para conter doença

qui, 27/02/2020 - 12:44
HECTOR RETAMAL/AFP HECTOR RETAMAL/AFP

Uma mulher, de cerca de 40 anos, que trabalha como guia de ônibus de turismo no Japão foi contaminada pelo novo coronavírus (COVID-19) pela segunda vez, informou o governo da província de Osaka, no oeste do país, nesta quinta-feira (27). A paciente realizou o teste nessa quarta (26) depois de ter novamente dores na garganta e no peito. Ela está internada em isolamento.

A primeira vez que foi diagnosticada com a doença foi no fim de janeiro. Na ocasião, a mulher recebeu alta no dia 1º de fevereiro. Em uma entrevista coletiva, a diretora do departamento de medicina da Prefeitura, Mutsuko Fujii, disse que seu escritório reportará o caso ao governo central de Tóquio e aguardará instruções sobre como proceder.

De acordo com o governador da segunda mais populosa do Japão, Hirofumi Yoshimura, os exames médicos serão estendidos a mais pessoas "para evitar uma situação em que os sintomas do coronavírus possam envolver um número cada vez maior de indivíduos". O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, por sua vez, ordenou o fechamento temporário de todas as escolas públicas do país a partir do próximo dia 2 de março até ao menos por duas semanas, para tentar evitar a propagação do coronavírus. 

Até o momento, o número de casos confirmados aumentou de 170 para 186 no território japonês. A quantidade, no entanto, é contada separada dos 704 registrados no navio Diamond Princess, colocado em quarentena em Tóquio.

Da Ansa

COMENTÁRIOS dos leitores