Via que corta Barra de Jangada ameaça área de proteção

A prefeitura estendeu uma avenida nas areias da praia. O local é ponto de desova de tartarugas marinhas e está protegido pela Lei de Crimes Ambientais

por Victor Gouveia qua, 15/01/2020 - 15:28
Arthur Souza/ LeiaJáImagens O trecho reparte a praia e pode desorientar as tartarugas no caminho do mar Arthur Souza/ LeiaJáImagens

Uma intervenção na praia de Barra de Jangada, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, é alvo de críticas por destoar o cenário natural e ameaçar uma área de desova de tartarugas marinhas. Na última semana, a prefeitura decidiu estender a Avenida Bernardo Vieira de Melo e instalou uma via na faixa de areia próximo à Ilha do amor.

Sob a alegação de que a pista foi necessária para conter a criminalidade, parte dos populares não entende como o caminho pode reduzir o tráfico de drogas, roubos e a prostituição infantil na região. Contudo, tem certeza de que a obra trará impactos negativos para a reprodução das tartarugas, visto que, a área é protegida pela Lei de Crimes Ambientais. 

"Para esse animal se reproduzir, ele precisa colocar os ovos na areia da praia. Com construções na beira-mar a gente diminui ou retira o local que esses animais têm para desovar", explica a bióloga Vivian Chimendes, que complementa, "se por acaso tiver um ninho que não for monitorado, os filhotes e as fêmeas podem ser atropelados".   

Após a eclosão dos ovos, os filhotes são guiados até o mar pela luz do horizonte. Entretanto, as consequências da 'invasão' podem acabar confundindo as tartarugas. "A luz artificial pode desorientar tanto as fêmeas, quanto os filhotes. Se eu tenho a luz das cidades, ela é mais forte que a do horizonte. Então, os filhotes caminham no sentido contrário", destacou a especialista.

Em nota, a administração do município reafirmou que tem 'total compromisso com o meio ambiente' e garante que o trecho não será pavimentado. A reportagem do LeiaJá procurou o secretário de Meio Ambiente, mas não obteve retorno.  

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores