Cuidados com os pets nas festas de fim de ano

Fogos de artifício e a decoração de Natal merecem uma atenção especial dos tutores de cães e gatos

qui, 12/12/2019 - 15:59

O final do mês de dezembro é uma época de grandes confraternizações, como o Natal e a Festa de Ano Novo. É também neste período em que as pessoas comemoram as datas com muitos fogos de artifício e as casas ficam bem enfeitadas para as celebrações. Porém, esses detalhes costumam ser a preocupação de muitos donos de pets, já que os animais têm medo dos fogos e, em algumas vezes, as pecinhas da decoração podem ser ingeridas pelos cães e gatos.

Os fogos de artifício encantam os humanos mas para os pets costumam ser bastante assustadores, pois os cachorros e gatos têm o ouvido muito mais sensível, o que faz com que eles escutem o barulho muito mais alto. Com isso, os animais podem querer se esconder pela casa, começam a babar, tremer e podem até fugir. “Deixe os bichinhos se esconderem onde eles se sentirem confortáveis e seguros. Não os tire dos esconderijos à força, eles sairão no tempo deles, quando estiverem confortáveis. Deixá-los presos não é uma alternativa, pois eles podem se machucar tentando escapar” orienta a veterinária Thaís Matos, da DogHero.

Para quem for deixar os pets em casa na hora das comemorações, a veterinária recomenda manter as portas e janelas fechadas para abafar o barulho dos fogos.

Outro cuidado essencial é o que os pets acabam consumindo durante as festas. Às vezes, o animal pode comer algum alimento que cai no chão, porém comidas diferentes do que ele está acostumado podem fazer o cachorro ou gato vomitar, sofrer uma intoxicação ou ter reações mais graves.

A decoração de Natal também é algo a que os donos de cães e gatos precisam ficar atentos, pois as luzes e aparelhos eletrônicos chamam a atenção dos animais e as baterias, fios elétricos e objetos de decoração podem machucar os bichinhos, além do perigo da ingestão de algum desses objetos. “Se o animal ingerir algum alimento que não é apropriado para pet, o ideal é observar e, se notar algum sintoma diferente, é necessário levá-lo ao veterinário, isso também se aplica se o pet ingerir algum item de decoração, pois essa ingestão pode causar algum tipo de obstrução”, explica Thaís.

COMENTÁRIOS dos leitores