Alepa promove ações para celebrar o mês das mulheres

Programação terá blitz de saúde, exposição de artesanato, palestras e debates parlamentares sobre feminicídio. Eventos serão na sede do Legislativo paraense, em Belém.

sex, 08/03/2019 - 10:09
Ozeas Santos/Alepa Deputadas Marinor Brito, Professora Nilse, Dra. Heloísa, Paula Gomes e Michelle Begot: união pelas mulheres Ozeas Santos/Alepa

Iniciando as comemorações ao mês alusivo às mulheres, a Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) preparou uma programação diversificada com ações de saúde, exposição de artesanatos, palestras e debates parlamentares sobre feminicídio e políticas públicas direcionadas à mulher. 

Na Alepa, parte da bancada feminina formou um grupo para defender ações efetivas em prol da mulher (leia aqui). A iniciativa foi da deputada Marinor Brito (PSOL), apoiada pelas deputadas Dra. Heloísa (DEM), Paula Gomes (PSD), Michelle Begot (PSD) e Professora Nilse (PRB).

Nesta sexta–feira (8), o Departamento de Bem-Estar Social (DBES), do Poder Legislativo, realiza uma blitz de saúde com ofertas de serviços gratuitos de verificação de pressão arterial e glicemia. Além da orientação nutricional será realizada uma roda de conversa sobre saúde física, mental e higiene bucal. 

A ação terá à frente uma equipe multiprofissional do setor e ocorrerá no próprio espaço do DBES, de 9 às 14 horas. Quem não puder participar dessa programação terá ainda a oportunidade de receber o atendimento na próxima segunda-feira (11), no mesmo horário e local.

Para a diretora do DBES, a psicóloga Karla Lobato, o evento representa a valorização dos servidores e o início de um novo momento para o setor e para o Legislativo paraense. “A expectativa é valorizar os servidores e, em especial, as mulheres que trabalham neste Poder Legislativo e que na correria não possuem muito tempo para cuidar melhor da saúde. Esse é um novo momento que queremos resgatar com a consciência da importância de cuidados femininos na sociedade”, evidenciou.  

Entre outras programações, os servidores e visitantes terão a oportunidade de conferir a  exposição de artesanatos feitos para o Feart -  Festival de Artes e Literatura da Alepa. O objetivo é valorizar o talento e os trabalhos do artista funcionário que existe no Parlamento. 

O Feart ocorrerá na segunda-feira (11), de 9 às 14 horas, no hall de entrada da Alepa. Produtos como bordado, crochê, quadros, bolsas, materiais em madeira e artigos de cama, mesa e banho, todos trabalhados manualmente, são algumas opções que o público poderá apreciar ou comprar para uso próprio ou presentear alguém especial.       

De acordo a secretária legislativa Rebeca Hesketh, o espaço é uma oportunidade de valorização e de renda extra. “Este é um espaço importante onde nós valorizamos o potencial de talentos dos servidores. O objetivo é mostrar as habilidades dos funcionários que existem e dar oportunidade para que tenha uma renda extra, além de ajudar aos aposentados a descobrirem seus talentos”, afirmou.

Para discutir a condição feminina e alternativas para coibir os altos índices de violência contra a mulher e o feminicídio de forma propositiva, uma Sessão Especial será realizada no próximo dia 11/3 (segunda-feira), no auditório João Batista, às 9 horas. A proposição atende ao requerimento da deputada Dilvanda Faro e deputado Carlos Bordalo.    

No próximo dia 15, está programada uma Audiência Pública solicitada pela deputada Nilse Pinheiro para debater o enfrentamento à violência contra a mulher. O evento ocorrerá no auditório João Batista, no horário de 9 às 14 horas, e será aberto ao público que tenha interesse pelo assunto.      

Serviços 

DEBS - O Departamento de Bem-Estar Social (Debs) possui profissionais com especialidades nas área de enfermaria, odontologia, nutrição, fisioterapia,  fonoaudiologia, assistência social, psicologia, otorrino, clínica  médica, dermatologia, pneumologia e gastroenterologia. O atendimento é realizado de segundas às sextas-feiras, das 8 às 14 horas, sempre voltado aos servidores e, de acordo com a disponibilidade de profissionais, os serviços também são ofertados à comunidade.  

FEART - Criado em 1994, o Feart promove encontros, cursos, oficinas e concursos em áreas como música, dança, artesanato, artes plásticas e literatura. A finalidade é atender os servidores do Parlamento Estadual e ex-funcionários aposentados para garantir renda extra e ajudar a desenvolver talento na área artística para servir de terapia. Também atende aos familiares de servidores que tenham interesse em aprender técnicas de artesanato.

Por Mara Barcellos, da Assessoria da Alepa.

 

COMENTÁRIOS dos leitores