OMS recomenda que turistas se vacinem contra febre amarela

Imunização tem que ser feita pelo menos dez dias antes da viagem

por Beatriz Gouvêa qua, 13/02/2019 - 15:14

A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou uma nota para recomendar que estrangeiros se vacinem contra a febre amarela antes de ir para áreas consideradas de risco pelo vírus, como os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Tocantins, Santa Catarina e São Paulo.

A vacina deverá ser aplicada dez dias antes da viagem. Segundo a OMS, os turistas deverão portar os certificados internacionais de vacinação. Foram registrados 36 casos de febre amarela no estado de São Paulo e dois no Paraná, entre dezembro de 2018 e janeiro de 2019.

"Embora seja muito cedo para determinar se este ano mostrará os altos números de casos humanos observados nos dois últimos grandes picos sazonais, há indicações de que a transmissão do vírus continua a se espalhar em direção ao sul e em áreas com baixa imunidade populacional", informa o comunicado.

 

COMENTÁRIOS dos leitores