Relembre grandes jogos nos 10 anos da Arena de Pernambuco

Palco da Copa do Mundo, estádio completa uma década hoje

por Thiago Seabra seg, 22/05/2023 - 14:00
Rafael Bandeira/LeiaJá/Arquivo Palco da Copa do Mundo, Arena de Pernambuco completa uma década hoje Rafael Bandeira/LeiaJá/Arquivo

A Arena de Pernambuco completa 10 anos de existência nesta segunda-feira (22). Construído em 2013, o estádio localizado em São Lourenço da Mata foi palco de confrontos de Copa das Confederações, Copa do Mundo e finais de campeonatos. A obra também é muito lembrada pelas suspeitas de superfaturamento, além de ser deficitária até hoje.

Na época em que foi construída, houve a promessa de uma cidade-modelo nos arredores do estádio. Porém, o projeto não saiu do papel. A "Cidade da Copa", como foi apelidada, teria shopping center, hotéis, museu, teatro e universidade. Nada disse aconteceu.

Nas quatro linhas, porém, o estádio tem partidas que ficaram na memória do torcedor. Confira 10 jogos de futebol marcantes que foram disputados na Arena.

Náutico 1 x 1 Sporting (Amistoso)

Na inauguração da Arena de Pernambuco, o Náutico enfrentou o Sporting de Lisboa em um amistoso internacional, diante de 26.803 pessoas. O placar foi aberto pelos portugueses, com gol contra de Luís Eduardo. No final da segunda etapa, o Timbu buscou o empate com um pênalti convertido pelo atacante Elton.

Embed:

Náutico (1) 2 x 0 (3) Sport (2ª fase - Copa Sul-Americana 2013)

Após perder por 2 a 0 no jogo de ida, na Ilha do Retiro, o Náutico se viu obrigado a atacar o Sport a fim de se classificar para as oitavas de final da Copa Sul-Americana 2013. 

O Timbu foi valente e abriu o placar no finalzinho do 1º tempo, com gol de Elicarlos. Na segunda etapa, um gol antológico do atacante uruguaio Olivera. Com a partida terminando empatada, a classificação foi decidida nos pênaltis. 

Foi quando o ídolo rubro-negro Magrão brilhou ao defender as penalidades de Olivera, Tiago Real e Rogério. Apenas Jônatas converteu para o Timbu. No Sport, 100% de aproveitamento. Felipe Azevedo, Marcelo Cordeiro e Patric anotaram para o Leão.

Botafogo 1 x 0 Fluminense (Brasileirão 2013)

Com o Engenhão interditado e o Maracanã fechado após a Copa das Confederações, o Botafogo levou o clássico diante do Fluminense para a Arena de Pernambuco, em 2013. O Glorioso derrotou o tricolor por 1 a 0, com gol do holandês Clarence Seedorf. Na época, a mudança de local da partida custou um prejuízo de R$ 41 mil para os bolsos do Botafogo.

Itália 4 x 3 Japão (Fase de Grupos - Copa das Confederações 2013)

Em um jogo emocionante de sete gols, a Itália derrotou o Japão por 4 a 3, pela primeira fase da Copa das Confederações 2013. Os japoneses tiveram o apoio dos torcedores presentes na Arena de Pernambuco, mas não foi o suficiente para bater a Azzura. Os gols da seleção tetracampeã foram marcados por De Rossi, Uchida (contra), Balotelli (pênalti) e Giovinco. Honda, Kagawa e Okazaki anotaram para os japoneses.

Náutico 0 x 1 Sport (Final - Campeonato Pernambucano 2014)

Na 100ª edição do Campeonato Pernambuco, o Sport se sagrou campeão ao vencer o Náutico por 1 a 0, com gol do Xerife Durval, ídolo da torcida rubro-negra. No jogo de ida, o Leão já havia vencido por 2 a 0, na Ilha do Retiro. Com a confirmação do seu 40º título estadual, o Sport tornou-se o primeiro clube a festejar um título na Arena.

Costa do Marfim 2 x 1 Japão (Fase de Grupos - Copa do Mundo 2014)

Sob uma forte chuva que caiu no Recife, os 40.267 torcedores presentes na Arena de Pernambuco viram a Costa do Marfim vencer o Japão, na estreia do estádio na Copa do Mundo 2014, por 2 a 1, de virada. Honda abriu o placar para os japoneses, que viram Bony e Gervinho mudarem totalmente o rumo da partida ao marcarem um gol cada.

Costa Rica (5) 1 x 1 (3) Grécia (Oitavas de final - Copa do Mundo 2014)

A única partida das eliminatórias da Copa do Mundo 2014 sediada na Arena de Pernambuco foi disputada entre Costa Rica e Grécia. O duelo terminou empatado em 1 a 1 durante o tempo normal e na prorrogação, com gols de Bryan Ruiz, para a Costa Rica, e Sokratis, para os gregos. Nos pênaltis, vitória e classificação dos costarriquenhos por 5 a 2.

Brasil 2 x 2 Uruguai (Eliminatórias da Copa do Mundo 2018)

Em 2016, a seleção brasileira enfrentou o Uruguai pelas eliminatórias da Copa do Mundo 2018. Os comandados de Dunga abriram o placar com Douglas Costa em apenas 40 segundos de bola rolando. Renato Augusto ampliou aos 25 da primeira etapa. As estrelas de Cavani e Suárez brilharam quando ambos marcaram, respectivamente, para o Uruguai.

Sport 0 x 1 Santa Cruz (2ª fase - Copa Sul-Americana 2016)

Com gol de Bruno Moraes, o Santa Cruz de Grafite e Léo Moura venceu o Sport por 1 a 0 em um Clássico das Multidões, se garantindo nas oitavas de final da Copa Sul-Americana 2016. Com a classificação, a Cobra Coral carimbou o passaporte para o seu primeiro jogo internacional oficial na história.

Náutico 2 x 1 Central (Final - Campeonato Pernambucano 2018)

Diante de 42.352 mil torcedores, o Náutico voltou a conquistar um título após 13 anos na seca. Graças aos gols de Ortigoza e Jobson, os alvirrubros puderam, finalmente, voltar a soltar o grito de "é campeão".  A partida de ida havia terminado empatada em 0 a 0, com as duas equipes precisando da vitória para levantar a taça.

COMENTÁRIOS dos leitores