Premiação e festa para comemorar os 65 anos do Cabanga

por Thiago Graf dom, 01/04/2012 - 20:36

Admiradores, jovens e veteranos do iatismo estadual comemoraram o aniversário de 65 anos do Cabanga Iate Clube de Pernambuco durante este final de semana. Para celebrar a data, a entidade realizou uma série de regatas competitivas, que atraíram atletas e amantes de seis categorias distintas, culminando em uma festa, realizada neste domingo (1°).

Ao todo, 18 regatas foram realizadas somando a disputa das seis categorias envolvidas: optimist, dingue, snipe, day sailler, laser e oceano.

No sábado, as regatas foram realizadas na praia de Maria Farinha, na cidade de Paulista. Na categoria dingue, quem levou a melhor foi a dupla formada por Luciana Raposo e Gustavo Oliveira. Amadeu Palha e André Paz, além de Clovis Holanda e Renato Soares fecharam o pódio em segundo e terceiro lugares, respectivamente. Já na disputa day sailler, o título foi da equipe formada por Alfredo Nunes e Evelyn Lusa.

A praia de Maria Farinha ainda foi palco da competição entre atletas optimists, que teve Tiago Monteiro como campeão geral, seguido por Victor Soares e Tiago Soares, respectivamente. Entre os estreantes da optimist, Mateo Clereci foi o vencedor no masculino, enquanto Letícia Lira ganhou no feminino.

Tiago Monteiro, de 11 anos, falou sobre o primeiro lugar geral conquistado na categoria optimist. “É legal e serve sempre como estímulo. Aumenta nossa garra para ir até o fim, sem perder a esperança em nenhum momento. Ganhei duas regatas e isso motiva para o resto do ano”, explicou. O jovem de 11 anos, que é o atual campeão brasileiro dessa disputa. Iniciante em disputas oficiais, o garoto David Ludmer, de apenas oito anos, fez a sua estreia no iatismo. “O meu avô foi quem me trouxe. Eu gostei. A primeira vez que a gente entra no barco dá uma sensação estranha, não sei explicar. Aí, depois, a gente vai se acostumando. Quero participar de mais regatas”, comentou.

Finalizando as disputas do sábado, Edival Junior e Mateus Pinheiro venceram no Snipe, seguidos pela dupla Daniel Dantas e Ítalo Silva, e a equipe formada por Carlos Henrique Ribeiro e Pedro Fázio. Na disputa da categoria laser, o velejador Ítalo Silva chegou em primeiro, com Edvaldo Barbosa em e Marcelo Soares na terceira colocação.

Galeria Neste domingo (1), para finalizar as competições dentro d’água, os velejadores da categoria oceano largaram do Marco Zero do Recife e seguiram rumo à praia de Boa viagem, até as imediações do edifício Acaica, onde formaram uma bóia e voltam ao ponto de partida. Essa disputa reuniu participantes de cinco sub-categorias. Veja os resultados finais e os barcos vencedores:

Oceano Belatrix RGSB

1º - Avoador

2º - Quarta-feira 17 Biss

3º - Kakali

Oceano Belatrix RGSA

1º - Tempo

2º - Lampião

3º - Carcará

Oceano Belatrix RGSR

1º - Girosplit

2º - Morning Breese

Catamarã

1º - Jahú

2º - Safena

Trimarã

1º - Ave Rara

2º - Fandango

3º - Suvah 4

Após as disputas o Comodoro do Cabanga Iate, Carlos Henrique Dantas, falou sobre a felicidade em mais um aniversário do clube. “A maior satisfação é pdeor dar conitnuidade a iniciativa que começou há 65 anos. O Cabanga evoluiu em estrutura física e em vários setores. Hoje agregamos pessoas de sete até 90 anos ou mais. É um local onde as pessoas se reúnem e várias gerações do esporte estão juntas.

Perguntado sobre o pensamento para o futuro, o gestor afirmou: “No início, o sonho era de 38 iatistas e agora é de 800. Vamos continuar o sonho, fazendo um clube cada vez maior, para que as pessoas continuem desfrutando de um momento de lazer. A beleza do Cabanga é, justamente, a congregação”, pontuou.

A festa foi finalizada com a premiação de todas as categorias, seguido de um almoço servido na sede do Canaga Iate Clube de Pernambuco.

COMENTÁRIOS dos leitores