Confira curiosidades sobre a vida de Vinicius de Moraes

Esta quarta-feira (19) marca os 109 anos do nascimento do cantor, compositor e poeta brasileiro

por Matheus de Maio qua, 19/10/2022 - 17:02
 Foto/Reprodução: Domínio Público Foto/Reprodução: Domínio Público

Marcus Vinícius da Cruz de Mello Moraes ou Vinicius de Moraes (1913-1980) foi um poeta, compositor, cantor e jornalista brasileiro que marcou época como um dos principais nomes da literatura e da música brasileira. Em parceria com Tom Jobim e Baden Powell, produziu músicas de sucesso como “Garota de Ipanema”, “Tarde em Itapuã” e “Onde Anda Você”. Hoje (19) ele faria 109 anos.

Ao longo de sua carreira, Vinicius participou de diversos projetos importantes ao lado de grandes nomes da MPB como Chico Buarque, Toquinho, João Gilberto e Nara Leão. Em sua juventude, após completar o curso de Ciências Jurídicas e Sociais, começou a frequentar as reuniões da Ação Integralista Brasileira, movimento liderado por Plínio Salgado, que viriam a ser conhecidos como “camisas verdes”.

Vinicius desligou-se do movimento ainda na juventude e passou a perseguir uma carreira musical. Para homenagear um dos principais poetas da história brasileira, confira uma lista com cinco curiosidades sobre a vida e obra do cantor:

1 - Vinicius escreveu seu primeiro poema com apenas nove anos de idade. A obra foi inspirada em um dos seus primeiros amores idealizados na juventude, uma garota carioca chamada Cacy.

2 - Vinicius e o músico Baden Powell passaram duas semanas trancados em um quarto de hotel, no início dos anos 1960, para compor e produzir músicas. A empreitada rendeu 20 sambas, entre eles, algumas canções que viriam a compor o álbum “Os Afro Sambas”.

3 - A parceria e amizade entre Vinicius e Tom Jobim mostrou-se muito forte. Tom apelidou Moraes de “Poetinha”, apelido carinhoso que fez sucesso entre os amigos mais íntimos do cantor.

4 - Composta por Vinicius de Moraes e Tom Jobim, a canção “Garota de Ipanema” é considerada uma das músicas mais importantes e emblemáticas da história da Música Popular Brasileira. Segundo a produtora Universal, “Garota de Ipanema” é a segunda música mais executada da história, ficando atrás somente de “Yesterday”, dos Beatles.

5 - A peça “Orfeu da Conceição”, escrita por Vinicius, inspirou a criação do filme francês “Orfeu Negro”, que ganhou o prêmio mais importante no Festival de Cannes e um Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, em 1959.

 

COMENTÁRIOS dos leitores