Entenda a origem do Dia Mundial do Rock

Dia Mundial do Rock é comemorado em 13 de julho

qua, 13/07/2022 - 15:50
Pixabay Dia Mundial do Rock é comemorado em 13 de julho Pixabay

O Dia Mundial do Rock é comemorado em 13 de julho, mas há uma falsa percepção que esta data se deu pelo nascimento do gênero, o aniversário de algum criador de estilo, lançamento de disco ou canção, nada do tipo. A data se refere ao dia em que foi ao ar o lendário Live Aid, show realizado há 37 anos, em 1985.

Tudo começou a partir do grande evento beneficente, mas não se limitou a isso. A sugestão do evento veio do baterista e compositor Phil Collins. Mas, afinal, o que foi o Live Aid? Como esse dia passou a ser comemorado como o Dia Mundial do Rock? O evento foi organizado pelo músico irlandês Bob Geldof, da banda Boomtown Rats, conhecido posteriormente por seu grande ativismo humanitário.

O êxito do Live Aid inspirou Geldof e seu amigo Midge Ure a organizarem um show beneficente, mas com proporções muito maiores a qualquer outro que já havia ocorrido. O Live Aid foi um mega evento internacional e simultâneo, ocorrido ao mesmo tempo no estádio de Wembley, em Londres, e no estádio John F. Kennedy, na Filadélfia, nos EUA. O show foi transmitido ao vivo para mais de 100 países e contou com um público estimado de 2 bilhões de pessoas diante de suas TV’s, em uma das maiores transmissões via satélite ao vivo de todos os tempos. O evento teve 16 horas de duração e, para além dos espectadores espalhados pelo mundo, reuniu 82 mil pessoas na plateia em Londres e 99 mil na Filadélfia.

Seja como for, o fato é que a causa defendida pelo Live Aid era de fato nobre, e o evento em si foi realmente incrível. Talvez a forma mais contundente, porém, de justificar a celebração de tal data em relação com o rock seja não tanto o concerto como um todo, mas sim um show em específico: a apresentação do Queen no estádio de Wembley foi um verdadeiro feito, um acontecimento artístico, um exemplo tão grande de qualidade, domínio de palco, carisma, relação com o público e espetáculo realizado pela banda e em especial por Freddie Mercury que, para muitos, essa apresentação de pouco mais de 21 minutos foi o melhor show de rock em todos os tempos.

Por Matheus Maio

COMENTÁRIOS dos leitores