Fundaj promove 3ª Festa Literária do Livro Digital

Evento levantará discussões sobre a cultura na internet

qua, 13/04/2022 - 19:01
Pixabay Fundaj promove a 3ª edição da Festa Literária do Livro Digital Pixabay

No dia 23 de abril, a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) vai promover a 3ª edição da Festa Literária do Livro Digital. O evento Evento levantará discussões sobre a cultura na internet. Com curadoria da produtora cultural Patrícia Guedes, a programação será composta por uma série de três painéis com escritores, empreendedores e estudiosos, que irão abordar a literatura no contexto da cultura digital.

Os conteúdos serão propagados no canal da Fundaj no YouTube e também nas redes sociais da instituição. Logo na abertura, às 16h50, será realizada uma homenagem à escritora e acadêmica paulistana Lygia Fagundes Telles, da Academia Brasileira de Letras, que faleceu no último dia 8, aos 98 anos. A homenagem à escritora, que era conhecida como 'a dama da literatura brasileira', vai ser em vídeo com leitura de um trecho de artigo do jornalista Marcus Prado.

"A internet se mostra a cada dia um espaço somador de talentos. Nele, artistas, professores, escritores, pesquisadores e quem vive da comercialização da cultura encontraram um meio para chegar a mais gente e com mais agilidade. Por isso, é tão importante debater esse contexto", observa Antônio Campos, presidente da Fundaj.

A iniciativa do projeto conta com a participação de nomes como a escritora portuguesa Maria João Cantinho, a cantora Erica Natuza, que estuda o mercado de NTF na música, e o presidente da plataforma de autopublicação Clube de Autores, Ricardo Almeida. 

Os painéis terão, cada um, uma hora de duração, com mediação do professor Adriano Portela, da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). No primeiro, que terá como tema Literatura e a Era Digital, participam das discussões Mell Ferraz, do canal Literature-se; Ricardo Almeida, do Clube de Autores; a escritora e dramaturga Margarett Leite; e a escritora Maria João Cantinho.

"O hábito de ler de forma multiplataforma é uma realidade no mundo inteiro e o Brasil faz parte desse mundo. O crescimento do hábito de leitura é a mesma coisa aqui no país do que em qualquer outro lugar", comenta Ricardo Almeida. Ele ressalta que a realidade da autopublicação ditando o futuro da literatura é realidade no Brasil.

Confira a programação:

Abertura - 16h50

Homenagem à escritora e acadêmica paulistana Lygia Fagundes

Mensagem do Presidente da Fundaj, Antônio Campos

Painel I

17h às 18h - Literatura e a Era Digital

Mell Ferraz, do canal Literature-se

Ricardo Almeida, do Clube de Autores

Margarett Leite, escritora e dramaturga

Maria João Cantinho, escritora portuguesa

Mediação: Adriano Portela, professor da Universidade Católica de Pernambuco

Painel II

18h às 19h - Arte Digital (NFT)

Siddhartha Moraes, sócio-fundador da Roadmaps

Fábio Paiva, professor da Uninassau

Erica Natuza, cantora

Laerte Silvino, ilustrador, quadrinista e autor de literatura infantil

Mediação: Adriano Portela, professor da Universidade Católica de Pernambuco

Painel III

19h às 20h - Ferramentas Digitais

Flávia Peres, doutora em psicologia

Isabela Andrade, diretora de Negócios e Relacionamento da Berlim Digital

Adriana Mayrink, produtora cultural e escritora

Larissa Araújo, publicitária

Mediação: Adriano Portela, professor da Universidade Católica de Pernambuco

Da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores