Comissão aprova 1º de agosto como Dia Nacional do Maracatu

Texto do PL 397/2019, de autoria da então deputada Luciana Santos (PCdoB-PE), seguirá para votação em plenário no Senado

por Paula Brasileiro sab, 19/02/2022 - 15:40
Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo Em Pernambuco a data já é instituída como ‘Dia Estadual do Maracatu' Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado aprovou, na última quinta (17), um projeto de lei que institui o 1º de agosto como Dia Nacional do Maracatu, manifestação cultural popular tradicional de Pernambuco. O relator, senador Humberto Costa (PT-PE), apresentou parecer favorável ao texto do PL 397/2019 que seguirá para votação em Plenário.

A proposição é de autoria da então deputada Luciana Santos (PCdoB-PE), atual vice-governadora de Pernambuco. Ela escolheu a data para coincidir com a comemoração do Dia do Maracatu, instituído por Pernambuco em 1997 — ano da morte do mestre Luís de França, que comandou por 40 anos o Maracatu Leão Coroado, uma das nações de maracatu mais antigas e tradicionais do Estado. 

Na justificativa do projeto, Luciana destacou a  relevância da manifestação cultural pernambucana e frisou sua presença em quase todo território nacional e em alguns países estrangeiros. “Atualmente existem grupos percussivos que trabalham com elementos da cultura do maracatu em quase todos os estados brasileiros e em diversos países, como Canadá, Inglaterra, França, Estados Unidos, Japão, Escócia, Alemanha, Espanha, entre outros”. 

*Com informações da agência Senado



 

COMENTÁRIOS dos leitores