Peça teatral debate construção familiar e negritude

Apresentação acontecerá on-line e contará com um debate no final

por Ruan Reis ter, 23/02/2021 - 18:06
Divulgação Apresentação acontecerá on-line e contará com um debate no final Divulgação

A performance teatral IGBEIYWO, do escritor e ator Talles Ribeiro, acontecerá ao vivo no dia 27 de fevereiro, às 20h, no canal do Youtube I Pele Ti O Dun. Após a apresentação, haverá um debate sobre os questionamentos a respeito da construção familiar a partir de novas masculinidades pretas.

 A obra nasceu de um texto dramático escrito no início de 2019 e surgiu “da necessidade de entender minha masculinidade a partir das origens ancestrais da negritude.” Ele comenta que através da escrita conseguiu se apropriar das lendas trazidas para Pernambuco pela Diáspora Africana. 

“Adaptando os mitos de Obaluaê e Iemanjá criei o enredo do menino do interior e a menina da praia que se encontram e se tornam parceiros. Com o texto, tinha o anseio de investigar novas possibilidades de musicalidades percussivas e de ampliar as práticas como ator”, disse no texto.

Talles garante que a performance é regada de músicas produzidas pela natureza e por instrumentos percussivos afro-indígenas, e constrói "laços familiares" a partir de encontros culturais evidenciando novas narrativas negras. Para garantir a acessibilidade, o projeto terá um intérprete de libras durante toda a apresentação.

O projeto tem o incentivo da Lei Aldir Blanc (LAB) através do edital de Fruição do Governo do Estado de Pernambuco. A performance é dirigida por Samuel Santos com atuação de Agrinez Melo e Talles Ribeiro.

COMENTÁRIOS dos leitores