Elba quer levar seu canto mais longe com São João online

Às vésperas da sua primeira live junina, a cantora falou ao LeiaJá sobre o novo modelo de São João imposto pelo coronavírus

por Paula Brasileiro qui, 11/06/2020 - 13:38
Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo Elba faz sua primeira live junina neste sábado (13), no seu canal do YouTube. Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo

A história de vida de Elba Ramalho é inteiramente permeada pelo São João. Paraibana, a Elba menina curtia, ainda na infância, os tradicionais ritmos juninos em seu estado natal ao lado dos irmãos, com quem esperava ansiosamente pelo mês de junho. Após tornar-se cantora, ela logo voltou seu talento para um dos ciclos mais amados do Nordeste,  sendo assim, dos seus 41 anos de trajetória, 35 deles passam pelas maiores festas de São João nordestinas como o de Campina Grande e Pernambuco. 

Em 2020, ano em que a pandemia do coronavírus ceifou o São João do calendário de festas do brasileiro, Elba se prepara para vivenciar as tradições em um formato diferente. Com shows e eventos proibidos de serem realizados, a internet será o palco para que ela possa fazer, mais uma vez, o que tem feito há décadas: animar os ‘matutos’ e ‘matutas’ nos arraiais. A cantora faz sua primeira live junina neste sábado (13), Dia de Santo Antônio, com uma apresentação transmitida diretamente de sua casa, em São Conrado (RJ). A live contará com os grandes sucessos da época, começando por clássicos de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, e será transmitida no canal do YouTube da artista, às 17h. 

LeiaJá também

--> 2020: o ano que o Nordeste ficou sem São João

--> Prefeitura do Recife divulga novidades para o São João

Elba Ramalho falou, com exclusividade, ao LeiaJá, sobre como está passando por essa experiência, o impacto de ficar sem o São João como o conhecemos e adiantou sua previsão para o Carnaval de 2021. Confira. 

LJ - O Nordeste inteiro está muito pesaroso pela falta do São João esse ano. Você que além de curtir também faz a festa, como está se sentindo em relação a esse momento inédito?

Realmente estamos passando por um momento delicado e vamos sentir muita falta dos festejos juninos, mas o contexto é muito triste não só pelo São João,  existem famílias devastadas pela perda de entes queridos. Rezo muito pela recuperação dos enfermos e para que tenhamos uma solução para toda esta situação em breve.  O meu sentimento é de tristeza por todos os motivos, mas minha fé é  inabalável.  Vamos superar esta dificuldade,  vamos crescer como seres humanos e vamos valorizar tudo o que a vida nos oferece.  O próximo São João será inesquecível!  Vamos valorizar as cores, os aromas , a música  e curtir um bom forró, bem agarradinho.

LJ -  Essas alternativas online, as festas à distância, o que você acha delas? Acha que vai ser possível compensar a falta da festa presencial?

O toque, o contato, o carinho, o calor humano não vai existir. Somos inventivos e vamos usar a tecnologia a nosso favor.  Eu tenho algumas “lives” agendadas e vai ser um grande desafio transmitir a emoção do São João.  Se por um lado não teremos a praça cheia, teremos a possibilidade de falar com um público muito maior. Meu canto vai chegar muito mais longe.

Embed:

LJ - Além de ser uma das maiores atrações juninas você também é uma grande atração no Carnaval. Pode parecer um pouco cedo para falar nisso mas, você já pensa em relação ao Carnaval de 2021, como poderá ser?

Não quero pensar de forma negativa. Quero crer que tenhamos uma vacina em breve, que o Carnaval de 2021 vai ser histórico com a multidão tomando as ruas todos os dias.  Pernambuco sabe fazer carnaval como ninguém.

COMENTÁRIOS dos leitores