Bongar lança edital de auxílio para mestres populares

Grupo quer ajudar mestres e brincantes que estão impossibilitados de trabalhar por conta da pandemia do coronavírus

por Paula Brasileiro dom, 17/05/2020 - 10:32
Reprodução/Instagram A iniciativa é do Centro Cultural Bongar em parceria com a Contemporânea. Reprodução/Instagram

A crise de saúde instaurada pela pandemia do novo coronavírus veio acompanhada da impossibilidade de muitos profissionais executarem seu trabalho. Quem vive de arte e cultura tem sentido isso de maneira expressiva, pela proibição da realização de eventos, shows e festas, uma das primeiras determinações governamentais desde o início da luta contra o vírus. Desprovida de políticas públicas que lhes auxilie de maneira mais eficaz, a classe artística tem se unido para tentar ajudar uns aos outros. Um dos exemplos disso é o Edital Cultura Ancestral Contemporânea Pernambucana em Casa, elaborado pelo Centro Cultural Grupo Bongar - Nação Xambá, que vai contemplar mestres e brincantes da cultura popular de Pernambuco. 

Idealizado pelo grupo Bongar em parceria com a marca de instrumentos Contemporânea, o edital vai selecionar três mestres e dois brincantes dacultura popular para receber uma ajuda financeira emergencial. Em entrevista ao LeiaJá, Guitinho da Xambá, integrante do grupo Bongar e articulador do Centro Cultural, explicou a motivação da iniciativa: “Vivemos literalmente na linha de frente da cultura popular que sempre é a mais atingida nos momentos de não-crise e com crise, principalmente. Há grande dificuldade de receber cachês dos mestres e brincantes, então o Bongar hoje faz uso do seu capital político. Também necessitamos de ajuda , mas já que temos algumas parcerias que dão condições para a gente articular e trazer pro nosso povo da cultura ações que possam atender às nossas necessidades,  é uma forma que a gente encontrou de colaborar. A gente tá muito preocupado com a economia cultural do Estado”. 

Para se inscrever é necessário ser natural de Pernambuco e residente no Estado. O mestre ou brincante deverá enviar um vídeo se apresentando. É permitido o auxílio de algum músico percussionista, caso o proponente não toque qualquer instrumento, desde que sejam respeitadas as orientações de distanciamento. As inscrições começam nesta segunda (18) e seguem até o dia 26 de maio. Os contemplados serão anunciados nas redes sociais do Bongar e da Contemporânea 10 dias após o encerramento das inscrições. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail culturaancestralemcasa@gmail.com.

Além de auxiliar os mestres e os brincantes durante esse tempo de grave crise no país, Guitinho espera conquistar novas parcerias para que mais ações como esta possam ser desenvolvidas e a ajuda possa chegar a mais artistas. “Infelizmente (agora) só vamos atender cinco pessoas, mas a ideia é que futuramente outros parceiros se aproximem e a gente amplie este número, especialmente para as culturas indígena e afro”.



 

COMENTÁRIOS dos leitores