Livro sobre Lia de Itamaracá é lançado nesta sexta

Obra reúne textos que foram extraídos do livro-reportagem “O mito, a mulher, a ciranda”, do jornalista conterrâneo de Lia, Marcelo Henrique Andrade

qui, 10/01/2019 - 20:18
Divulgação Divulgação

Amanhã é dia de festa para os fãs da considerada Rainha da Ciranda, Lia de Itamaracá. Nesta sexta-feira (11), no Recife Antigo, será lançado o livro “Lia de Itamaracá: 75 anos cirandando com resistência, sorrisos e simplicidade”. O evento acontece, a partir das 17h30, no Espaço Sinspire, localizado no Recife Antigo. 

A obra reúne momentos que sobre a vida da cantora e compositora, que estavam guardadas até agora como o casamento com o músico Toinho, a difícil relação com o poder público e a luta para manter de pé um trabalho voltado para a cultura popular.

O livro de memórias reúne textos que foram extraídos do livro-reportagem “O mito, a mulher, a ciranda”, do jornalista pernambucano Marcelo Henrique Andrade, conterrâneo também é da Ilha de Itamaracá. O trabalho é o produto final do Mestrado em Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba, concluído em 2018. “As pessoas sabem quem é a artista Lia, a cantora que está no palco ou fazendo ciranda. Poucos sabem que é a mulher, a resistente e a história de vida que ela carrega”, conta

 A curadoria é de Maria Luciana Nunes, criadora do Sinspire Hub, com apoio da Jeep, que se propôs a incentivar o material comemorativo. “O coletivo é capaz de realizar muitas coisas. Esse trabalho é resultado do encontro de diversas pessoas e da Jeep, que se disponibilizaram para homenagear um ícone da nossa cultura. Lia merece todas as homenagens”, ressaltou Luciana. 

No evento também haverá uma exposição do fotógrafo Alfeu Tavares e de objetos da cirandeira como vestidos usados nos shows. Ainda será exibido sessões de cinema no Cine Lia, com curtas que contam a história da Negra Cirandeira. As exibições serão entre às 10h30 e 11h da manhã e das 16h às 18h até o fim da exposição. 

O acesso à exposição e aos shows terá uma entrada simbólica de R$ 15. Todo o dinheiro arrecadado com a bilheteria e com a venda do livro será revertido para as ações sociais e culturais do Centro Cultural Estrela. 

COMENTÁRIOS dos leitores