Jornalista retrata Belém por meio de crônicas

O livro “Crônica Histórica e Sentimental de Belém do Pará”, escrito pelo jornalista Iran de Souza, com ilustrações de Sergio Bastos, será lançado na quinta-feira (8)

ter, 06/09/2016 - 17:20
Janduari Simões Iran de Souza resgata a história de Belém em crônicas Janduari Simões

Depois de quase dois anos de – muito – trabalho e pesquisa, o livro “Crônica Histórica e Sentimental de Belém do Pará”, escrito pelo jornalista Iran de Souza, terá lançamento no dia 8 de setembro, no belo casarão do Centro Cultural da Justiça Eleitoral do Pará, no bairro da Cidade Velha. A entrada é gratuita.

O livro, com ilustrações do artista plástico e designer gráfico Sergio Bastos, foi editado pela Empíreo (SP), com 256 páginas, tem capa dura, e é dividido em 10 seções temáticas, ao longo das quais ele traça uma espécie de linha do tempo da capital paraense, desde a fundação até os dias atuais. “É muita pretensão da minha parte, talvez, repassar 400 anos de história em pouco mais de 200 páginas. Mas alguém já disse, e eu creio nisso, que ninguém escreve nada sem alguma pretensão”, observa o autor.

As crônicas do livro ora têm um pé no ensaio histórico, ora no texto jornalístico, aqui e acolá flertam com a prosa de ficção. São híbridas mesmo, na concepção do autor, o que deu a ele a liberdade de expressar, sem receio, sentimentos e percepções próprias, isto é, de interferir subjetivamente nas narrativas que alinhavou sobre a cidade. “Eu tanto gosto de Belém, onde cresci - sou pernambucano -, como tenho críticas à cidade. Porque Belém é uma cidade simpática, atraente, sedutora e comovente que perdeu todas as chances de ser bela e de ser justa com seus próprios habitantes. Embora já tenha 400 anos, para mim Belém continua no rascunho”, comenta Iran.

O melhor de tudo no processo de produção do livro, revela o autor, foi fazer a pesquisa, as leituras, os recortes temáticos. Cerca de 200 trabalhos e fontes históricas foram consultados por ele, incluindo artigos, dissertações, teses, ensaios, relatos de viagem, relatórios de governo, volumes de poesia e prosa, além de crônicas de autores do passado como Leandro Tocantins, Eneida de Moraes, De Campos Ribeiro e Murilo Menezes. Escrever já foi mais trabalhoso. Entre fazer e refazer textos até o tratamento final, passaram-se praticamente doze meses de trabalho árduo. “Uma suadeira”, ele diz.

Com revisão temática e prefácio do historiador Geraldo Mártires Coelho, “Crônica Histórica e Sentimental de Belém do Pará” começa pelo caráter da capital e de sua gente. Depois passa para a geografia, a formação histórica, as percepções de viajantes, naturalistas, exploradores e literatos. Repassa a Cabanagem. Fala dos lugares emblemáticos de Belém, as praças, os prédios mais importantes, os parques zoobotânicos, Mosqueiro, Icoaraci. Por fim, dá uma vista d’olhos nas ruas, na tentativa de captar a cena contemporânea, com seus personagens às vezes estranhos, às vezes engraçados, inúmeras vezes tragicômicos. “Sou suspeito para falar, mas acho que o livro está bem bonito. As ilustrações do Sergio Bastos garantem um belo efeito visual. Também espero que tenha ficado gostoso de ler. Escrevi textos não muito grandes, alguns bem curtos até, divididos em blocos de três, quatro, cinco parágrafos. Tentei evitar o tom de discurso, o cacoete erudito, a grandiloquência, que são armadilhas para quem escreve. Busquei a simplicidade, o coloquial, o toque cômico. Reconheço que não há grandes momentos líricos, poéticos, já que o livro é calcado na história, mas aqui e acolá também me arrisco a poetizar um pouco”, observa o autor.

“Crônica Histórica e Sentimental de Belém do Pará” terá distribuição nacional. Foi viabilizado por meio de patrocínio da Guascor do Brasil e também tem apoio cultural da DC3 Comunicação, Sila Investments, Escola do Conhecimento, Milton Kanashiro, Dinemir Pimenta Oliveira e da própria editora Empíreo. Durante dois meses, uma campanha de financiamento coletivo na internet (crowdfunding) também levantou parte dos recursos necessários para a publicação.

Serviço:

Lançamento do Livro "Crônica Histórica e Sentimental de Belém do Pará", de Iran de Souza, dia 8 de setembro, a partir das 19 horas, no Centro Cultural da Justiça Eleitoral do Pará (rua João Diogo, 254, entre o prédio do TRE e o Quartel do Corpo de Bombeiros, na Cidade Velha). Durante o lançamento, o estacionamento do TRE estará aberto aos convidados, com segurança reforçada na área. A entrada é franca.

Por Dedé Mesquita, especial para o LeiaJá.

COMENTÁRIOS dos leitores