Revista afirma que ouvir Metal acalma e dá confiança

Respeitada publicação neurocientífica chegou à conclusão após estudo realizado em parceria com uma universidade australiana

por Rodrigo Rigaud seg, 14/03/2016 - 21:23
Reprodução Hetfield, do Metallica, sempre calmo, confiante e sorridente Reprodução

Amantes dos mais variados estilos de Metal já podem comemorar, pelo menos é o que afirma a revista Frontiers In Human Neuroscience - uma das mais respeitadas publicações de neurociência do mundo. É que o veículo, em parceria com a Universidade de Queensland, da Austrália, divulgou os resultados de uma pesquisa realizada com fãs de Heavy, Trash, Death e Progressive Metal, com idade entre 18 e 34 anos. No estudo, os ‘metaleiros’ foram expostos a seleções de músicas dos gêneros supracitados e, ao final da sessão, questionados sobre experiências cotidianas nas quais sentiram raiva ou outras emoções correlatas.

Durante todo o processo, os participantes tiveram seus batimentos cardíacos monitorados. De acordo com os responsáveis pela pesquisa, os neurocientistas Genevieve Dingle e Leah Sharman, o contato com a “música-extrema” (Metal) gerou nos entrevistados um pacote de emoções positivas como calma, confiança e inspiração. Por outro lado, falar sobre experiências extremas do dia-a-dia fez com que o batimento cardíaco dos participantes acelerasse e estes se revelassem três vezes mais irritados ou inquietos.

Segundo Roberta Pereira, psicóloga e metaleira auto-intitulada, em entrevista ao Portal LeiaJá, o resultado da pesquisa atesta a singularidade dos mecanismos mentais relacionados ao “gosto” de cada pessoa. “É como se divertir com um filme de horror, enquanto alguém simplesmente detesta; ou achar uma comida saborosa, quando o outro não consegue nem sentir o cheiro. O metal agrada o metaleiro como a música clássica é ideal aos ouvidos do meu pai. A ideia não é dizer que meu pai vai se acalmar ouvindo metal e, sim, que eu consigo dormir e acordar de bem com a vida ao som de Master Of Muppets”.

Então, para os metaleiros dormirem e acordarem de bem com a vida, calmos e confiantes, que tal som o do Metallica? Ouça a seguir:



COMENTÁRIOS dos leitores