Conservatório comemora 85 anos com extensa programação

Antônio Carlos Nóbrega, Orquestra Retratos do Nordeste, Sa Grama e convidados, lançamento de livros e homenagem ao Movimento Armorial estão previstos até o final do ano

por Paula Brasileiro qua, 29/07/2015 - 12:14
Reprodução/Facebook Programação comemorativa do CPM começa neste domingo (2) e vai até 20 de dezembro Reprodução/Facebook

Em 2015, o Conservatório Pernambucano de Música (CPM) celebra seus 85 anos de atividade. Para comemorar, o CPM elaborou uma extensa programação cultural, que se inicia neste domingo (2) e segue até dezembro, com shows, recitais, concertos, lançamentos de publicações e outros eventos. O secretário estadual de educação, Fred Amâncio, e a diretora do CPM, Roseane Hazin, divulgaram, na manhã desta quarta (29), a programação comemorativa da instituição.

Iniciando as comemorações, neste domingo (2), o projeto Música no palácio recebe o grupo musical Quarteto Vicente Fittipaldi, no salão de entrada do Palácio do Campo das Princesas, às 10h. Já nos dias 20 e 21 de agosto, dois shows levam as comemorações para o palco do Teatro de Santa Isabel. O Grupo SaGrama se apresenta com convidados como Silvério Pessoa, Maciel Melo, Beto Ortis, Maestro Spok e a Cia. de Dança Perna de Palco, no dia 20. Na noite seguinte, 21 de agosto, a Orquestra Retratos do Nordeste convida o artista Antônio Carlos Nóbrea para uma apresentação, também no Santa Isabel. Os dois anfitriões são grupos representativos do CPM.

O secretário Fred Amâncio falou um pouco sobre o momento que o CPM vive: "É uma data muito importante, mais do que uma simples instituição de ensino o Conservatório é um templo da música do nosso Estado". Ele também ressaltou a relevância do trabalho do CPM que, além de formar músicos de grande qualidade, também fomenta a produção e divulgação musical em Pernambuco. "Esta programação tenta ressaltar a grandiosidade do trabalho destes 85 anos do conservatório. Procuramos construir um programa que comemorasse não só dentro destes muros, com a comunidade que já participa do COnservatório, mas do lado de fora também", declarou Amâncio.

Até dezembro, diversos eventos serão realizados em teatros, na Igreja Madre de Deus, em escolas estaduais e no próprio auditório do Conservatório, o Cussy de Almeida. Também serão lançados três publicações, a primeira, o livro Clóvis Pereira - No reino da Pedra, de Carlos Eduardo Amaral. O lançamento será durante um concerto em comemoração aos 45 anos do Movimento Armorial, dia 19 de outubro, na Igreja Madre de Deus. Outra publicação trará o acervo de partituras da Orquestra Armorial de Câmara de Pernambuco e o último trará a história do CPM, escrita pelo maestro Sérgio Baza.

Finalizando a programação, no dia 20 de dezembro, Cantatas Natalinas serão apresentadas nas sacadas do Palácio do Governo, nas escadarias do Teatro de Santa Isabel e do TJPE. Mais informações e detalhes da programação podem ser obtidos na página do CPM.

COMENTÁRIOS dos leitores