Compass UOL abre nova seleção para programa de estágio

A empresa referência em tecnologia, em parceria com a UNAMA, vai disponibilizar 20 bolsas para estudantes dos cursos da área ainda neste mês de fevereiro

ter, 22/02/2022 - 16:10

Na última sexta-feira (18), a UNAMA - Universidade da Amazônia realizou um evento voltado para o programa de bolsas desenvolvido pela Compass UOL, uma das maiores empresas tecnológicas do Brasil, em parceria com a multinacional Natura&Co. Em 2021, alunos dos cursos de tecnologia da universidade tiveram a oportunidade de participar de cursos e trilhas de aprendizagem.

O professor e coordenador dos cursos de computação e Tecnologia da Informação da UNAMA, Wendel Castro, destacou a importância da parceria com a Compass UOL. A empresa, disse, queria trazer o programa para o Norte, onde até então não tinha parceria com nenhuma universidade, e procurou a UNAMA para firmar a colaboração. “Eles proporcionaram 20 bolsas voltadas para os cursos de desenvolvimento de sistemas e 13 foram preenchidas, sendo hoje 13 alunos contratados pela Compass UOL”, diz.

No primeiro semestre de 2022, ainda nesse mês de fevereiro, serão ofertadas mais 20 bolsas de estágio. O programa funciona para ajudar na formação e crescimento profissional dos acadêmicos.

O professor Wendell explicou que os alunos estudam durante três meses, participando de trilhas de aprendizagem e realizando cursos on-line. Depois desses estudos, podem ser selecionados para trabalhar na empresa.

Entre os maiores benefícios para os alunos, segundo Wendel Castro, estão a experiência no mercado de trabalho, trabalhar em equipe e utilizar novas tecnologias que muitas vezes os estudantes não conhecem, podendo se destacar na região Norte. O professor também cita que os alunos vão ter, além de conhecimento técnico, a oportunidade de crescimento pessoal.

O professor disse que a Compass UOL aproxima o Norte das grandes capitais tecnológicas. “Eles mandam todos os equipamentos, montam os escritórios para os alunos, fazendo com que eles venham ter um trabalho muito bom e desenvolver com qualidade tudo aquilo que proporcionam para eles”, completou.

Os estudantes podem participar do programa a partir do primeiro semestre da graduação. Entrevistadores analisam o perfil do aluno, se ele sabe trabalhar em equipe de fato, mesmo que ele não tenha experiência na área de tecnologia. “Eles querem moldar esses alunos, não querem alunos prontos. Por isso, desde o primeiro semestre eles conseguem estar participando desse programa de bolsas”, diz.

Para se destacar, assinala Wendell, é preciso saber trabalhar em equipe. "Como os alunos estão acostumados com o computador, o conselho que eu dou pra eles é saber trabalhar em equipe, estudar e desenvolver um bom projeto", observou oprofessor.

Dandara Pinheiro, estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistema da UNAMA, participou do programa e já saiu contratada pela empresa. Segundo ela, a universidade foi fundamental nesse processo, sendo a ponte até a Compass UOL. “Estudamos bastante, tivemos muitos desafios, e acho que o mais importante desse processo foi o trabalho em equipe, que é isso que vai fazer você entregar e ter bons resultados em qualquer squad (esquadrão), qualquer área de trabalho: saber pedir ajuda e saber ajudar também”, afirma.

A estudante, que ainda não é formada, foi contratada pela Natura como desenvolvedora back-end, que é responsável pelo planejamento, criação, implementação e manutenção da estrutura tecnológica que forma a base de um site. “Nisso a gente vê o quão o mercado está aquecido e como foi assertivo eu também ter vindo para a UNAMA, ter feito essa migração de carreira e ter feito Análise e Desenvolvimento de Sistemas”, observou.

A professora e reitora da UNAMA, Betânia Fidalgo, ressaltou que a universidade faz parte desse projeto por meio do conceito Ubíqua, do Grupo Ser Educacional, dentro da Singular Tech School, que é uma aceleradora da vida profissional do aluno ainda dentro da academia para que ele possa ser inserido no mercado de trabalho.

A reitora também reforçou a importância do envolvimento dos alunos no programa. “Acredito que os alunos ganharam, o mercado ganhou, e que a gente possa ter muitas outras empresas como a Compass UOL, que é uma empresa de referência tecnológica”, finalizou.

Por Amanda Martins, Isabella Cordeiro e Clóvis de Senna (sob orientação e acompanhamento de Antonio Carlos Pimentel).

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores