Medidas restritivas na UFPE são mantidas até 19 de abril

Apenas serviços considerados essenciais seguem com atividades

por Rachel Andrade ter, 06/04/2021 - 15:16
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo Registro da reitoria da UFPE, na Cidade Universitária Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) divulgou, nessa segunda-feira (5), uma nota sobre a manutenção das medidas restritivas em todos os campi, devido ao contínuo aumento dos casos de Covid-19 no Estado. A decisão foi tomada com base nos profissionais do Hospital das Clínicas (HC), junto com diretores de centros e com o Grupo de Trabalho para Enfrentamento da Covid-19 (GT Covid-19), que vêm analisando e apresentando dados sobre o agravamento dos casos e dificuldade no tratamento dos pacientes desde o início da pandemia.

As restrições serão mantidas até 19 de abril. As atividades acadêmicas continuam de forma remota, tanto para a graduação quanto para a pós, nos três campi da Universidade, Recife, Caruaru e Vitória de Santo Antão. De acordo com a assessoria de comunicação da UFPE, as exceções são as atividades consideradas essenciais: pesquisas relacionadas à pandemia, os testes para diagnóstico de Covid-19, o drive-thru de vacinação instalado na UFPE e os serviços prestados pelo HC.

O reitor Alfredo Gomes reafirma que a decisão de continuar com as restrições foi uma forma encontrada para que a comunidade da UFPE pudesse enfrentar a pandemia. “É importante que a Universidade, assim como outras instituições, fortaleça essa rede de adesão às medidas restritivas, tendo em vista esse momento difícil de recrudescimento da pandemia. A posição da instituição é um grande pacto a favor da vida. Continuaremos defendendo a importância do isolamento social e a ampliação da cobertura vacinal para que as curvas desta pandemia permitam flexibilização. Estamos continuamente acompanhando o contexto da emergência em saúde no nosso Estado e, daqui a 15 dias, faremos novo anúncio a respeito de nosso plano de contingência”, afirmou ele.

Além dos atendimentos clínicos emergenciais, realização de testes, entre outros serviços essenciais à saúde, o Hospital das Clínicas da UFPE, unidade ligada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), se mantém no enfrentamento do novo coronavírus, com a disponibilização de 28 leitos para tratamento de pacientes infectados. Os espaços são regulados pelo Governo do Estado. Outras informações sobre os Centros Acadêmicos de Vitória (CAV) e do Agreste (CAA) podem ser obtidas pelos e-mails diretoria.cav@ufpe.br e secretaria.agreste@ufpe.br. 

COMENTÁRIOS dos leitores